De Segunda a Sexta-feira: 07:00 às 21:30 e Sábado: 09:00 às 13:00
 
 
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO
 
Ícone de menu
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO

10 benefícios da massagem: necessária ou supérflua?

O senso comum difunde a ideia de que o único benefício da massagem é o relaxamento. No entanto, a prática vai muito além disso: ela proporciona saúde e bem-estar para todo o corpo e, também, para a mente.

Além de aliviar o estresse, uma boa sessão de massagem é capaz de estimular a circulação sanguínea, eliminar a tensão muscular, e ainda fortalecer o sistema imunológico, que protege o nosso corpo de inúmeras doenças.

Entenda como a massoterapia pode ser uma grande aliada no tratamento de problemas de saúde e melhorar a sua qualidade de vida.

Técnica milenar

A massoterapia consiste em um conjunto de técnicas milenares de massagem que atuam no sistema nervoso, circulatório, linfático e energético, combatendo as dores físicas e a fadiga mental.

As principais manobras terapêuticas de massageamento são:

  • Deslizamento;
  • Amassamento;
  • Fricção;
  • Vibração;
  • Pinçamento.
10 benefícios da massagem: mulher deitada recebendo massagem.

Embora seja possível perceber os benefícios da massagem ainda durante uma única sessão, o hábito regular de recorrer à terapia, ao menos uma vez na semana, potencializa seus efeitos, tornando o impacto no organismo muito mais duradouro.

Os benefícios da massagem

Além de favorecer o relaxamento do corpo e a sensação de bem-estar, a massoterapia pode ser empregada como terapia complementar aos tratamentos convencionais no combate aos problemas de saúde.

Dentre os principais benefícios da massagem, podemos listar:

1. Redução e controle do estresse

Uma sessão de massagem é capaz de reduzir a liberação do cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, equilibrar os níveis de insulina e diminuir a frequência cardíaca.

2. Diminuição da ansiedade

A massagem provoca sensações de relaxamento e melhora a respiração. Isso ajuda a reduzir os sintomas da ansiedade, promovendo melhora no humor e até na qualidade do sono.

3. Relaxamento das dores e tensões musculares

Dores crônicas nas costas, pés e outras regiões tensionadas do corpo são aliviadas pelas técnicas de massagem, que relaxam músculos e tendões.

4. Correção postural

Ao fortalecer os movimentos do corpo, a massagem também ajuda a corrigir problemas de postura.

5. Alívio das dores de cabeça

A massagem atua em pontos de disparo e relaxa os espasmos musculares, auxiliando no tratamento de dores de cabeça e prevenindo problemas futuros.

6. Melhora da circulação sanguínea

Através da pressão empregada no massageamento, o sangue é movimentado pelo corpo, resultando em melhora da circulação e remoção de toxinas e resíduos metabólicos.

7. Diminuição da pressão arterial

É comprovado que a massagem atua na redução da pressão arterial, no caso de pessoas hipertensas. No entanto, elas devem procurar pelas técnicas adequadas para a sua condição.

8. Fortalecimento do sistema imunológico

Realizar sessões regulares de massoterapia estimula o funcionamento imunológico do corpo, tornando-o mais resistente às enfermidades.

10 benefícios da massagem: mulher em uma sessão de massoterapia.

9. Melhora da flexibilidade

Pessoas mais velhas ou sedentárias podem perceber uma diminuição na flexibilidade das articulações. A massagem também atua nesse problema, melhorando a fluidez de movimento.

10. Alívio de dores crônicas

A massoterapia também é indicada para pacientes que sofrem com dores crônicas nas articulações, como fibromialgia e artrite. Nesse caso, e em todos os outros, as pessoas devem procurar pela técnica mais adequada para elas, sempre contando com a orientação de um profissional de confiança.

Técnicas mais conhecidas de massoterapia

Agora que conhecemos os benefícios proporcionados pela massoterapia, vale ressaltar que existem inúmeras técnicas, voltadas para diferentes objetivos.

É importante procurar um profissional qualificado, que irá aplicar a massagem mais adequada para cada caso. Veja quais são as técnicas mais comuns e quando são indicadas:

  • Shiatsu: técnica de relaxamento de origem chinesa, auxilia no tratamento de doenças e atua no alívio de dores como enxaqueca e cólica menstrual.
  • Anmá: técnica de massagem de liberação miofascial, enfatiza o relaxamento muscular e é indicada para idosos, pessoas com osteoporose, problemas articulares, entre outros.
  • Drenagem linfática: técnica voltada para melhora da circulação sanguínea, atuando nos gânglios linfáticos. É indicada para a diminuição da retenção de líquidos e melhora do sistema imunológico.
  • Deep Tissue: com técnicas semelhantes ao Shiatsu, a massagem Deep Tissue auxilia no tratamento de dores crônicas e agudas, além de melhorar a postura. É principalmente indicada para atletas, uma vez que atua na fadiga, no cansaço muscular e em problemas do nervo ciático.

Como você viu, a massagem proporciona inúmeros benefícios à saúde e ao bem-estar. Se você busca maior equilíbrio entre o corpo e a mente e, também, a melhora da sua qualidade de vida, marque uma sessão aqui no Estúdio Essência Yoga!


Gostou da matéria?

Compartilhe com seus contatos!


Facebook do Essência Yoga Instagram do Essência Yoga LinkedIn do Essência Yoga Twitter do Essência Yoga


Essência Yoga | Yoga e Massoterapia © 2016 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites

Whatsapp