De Segunda a Sexta-feira: 07:00 às 21:30 e Sábado: 09:00 às 13:00
 
 
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO
 
Ícone de menu
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO

Acupuntura para ansiedade

Saúde e Qualidade de Vida

Ter receio do futuro é normal. Medo ao fazer algo novo, também. Só que quando isso chega a paralisar alguém, estamos falando de algo muito mais grave: a ansiedade. Você também sofre com essas crises? Já tentou a acupuntura para ansiedade? A prática pode realmente ter efeitos benéficos.

A medicina complementar e alternativa (MCA), da qual a acupuntura faz parte, tem sua eficácia reconhecida pela comunidade científica e ela ainda inclui outras práticas como relaxamento muscular progressivo, aromaterapia, yoga e massagem terapêutica. Por que não tentar então a acupuntura para ansiedade?

Antes de tudo, a ansiedade deve ser levada a sério: ela não é frescura e nem drama, é uma doença reconhecida pelos órgãos internacionais de medicina. É uma patologia relacionada com o futuro e seus efeitos englobam fobia, transtorno obsessivo-compulsivo, estresse pós-traumático e ataques de pânico, entre outros.

Acupuntura para ansiedade: profissional aplicando agulhas em seu paciente.

Não minimize a dor de quem passa por isso. Os casos de ansiedade só vem aumentando e dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que 9,3% da população brasileira (a maior taxa do continente latino-americano) sofre com a ansiedade. Sim, somos o país mais ansioso da América Latina e esse é o tipo de pódio que não é nada bom de ganhar.

Você sente que faz parte desse número? Antes de qualquer coisa, saiba que você pode ficar bem e, acima de tudo, merece ficar bem. Viver com ansiedade é altamente prejudicial e, por mais que sejamos condicionados a achar tudo isso "normal", não é assim que funciona.

Veja como a acupuntura pode te ajudar no controle da ansiedade e lembre-se: conte sempre com profissionais capacitados durante o seu tratamento.

O que é acupuntura?

Técnica da milenar medicina tradicional chinesa, a essência da acupuntura está na ideia de que a causa principal de distúrbios de saúde mental está no desequilíbrio energético. Quando corpo e mente estão em harmonia, a energia vital do nosso corpo flui por meio dos meridianos, canais de energia que estão localizados em determinadas regiões do corpo.

O problema é quando essa energia fica estagnada em uma ou outra via. Isso acaba provocando um desbalanceamento que afetará todo o corpo ou, ao menos, algumas partes específicas.

A acupuntura vai então agir nesses canais, restaurando a saúde e equilíbrio deles e, assim, permitir que o organismo fique equilibrado e fortalecido.

Durante as sessões, agulhas de diferentes tamanhos e espessuras são colocadas nos pontos onde esse bloqueio pode estar acontecendo na tentativa de estimular e abrir os canais. Essas agulhas devem ter sido adequadamente esterilizadas e serem descartáveis para evitar qualquer infecção.

Quais os benefícios da acupuntura para ansiedade?

Estudos vêm mostrando que a acupuntura melhora os sintomas em pessoas com ansiedade, inclusive as que não respondiam a outros tratamentos. E por que ela pode ser eficiente? Porque cada agulha é posicionada de modo a agir sobre uma função metabólica específica.

A escolha e a forma como as agulhas são distribuídas definirão os resultados. Elas podem estimular o sistema nervoso, que produzirá substâncias químicas, com efeitos tanto analgésicos (reduzindo dores musculares ou dores de cabeça), como estimulantes ou relacionados a emoções.

Estimular a produção de hormônios como a endorfina, serotonina e a dopamina, por exemplo, faz aumentar a sensação de prazer e bem-estar de um paciente. Além disso, a acupuntura ainda vai estimular o autoconhecimento, pois ativa pontos que antes nem eram percebidos, além de promover mais calma e tranquilidade, com a reeducação e percepção da respiração.

Acupuntura para ansiedade: mulher com agulhas no ombro.

Ainda que muitos estudos sejam limitados, ou por causa do pequeno número de participantes ou em razão das formas restritas de medir resultados, o fato é que a acupuntura não faz mal para quem sofre de ansiedade. Pelo contrário, ela tem um efeito relaxante, que ajuda a reequilibrar a frequência cardíaca.

A técnica não apresenta efeitos colaterais. O que você pode sentir são leves pontadas de dor durante a sessão ou depois dela, mas geralmente elas desaparecem em algumas horas. Devem evitar acupuntura pessoas que tenham marcapasso ou doenças como a hemofilia.

A acupuntura substitui outros métodos?

A acupuntura não proporciona nenhuma cura milagrosa para a ansiedade, afinal o restabelecimento da saúde é sempre realizado por meio de um processo contínuo e gradual, que vai incluir uma série de outros fatores como a alimentação, prática de exercícios e questões emocionais.

É importante lembrar que você não deve deixar de lado tratamentos convencionais, com medicamentos e psicoterapia, para os transtornos de ansiedade. O que recomendamos é você adotá-la como um complemento, pois pode ser bastante eficaz.

Se você pensa em experimentar a acupuntura para ansiedade, o primeiro passo deve ser consultar o seu médico. Busque um profissional capacitado que avalie sua real necessidade e a melhor metodologia de aplicação. Conheça um pouco mais sobre as terapias naturais que disponibilizamos em nosso estúdio e cuide de sua saúde e bem-estar.


Gostou da matéria?

Compartilhe com seus contatos!


Facebook do Essência Yoga Instagram do Essência Yoga LinkedIn do Essência Yoga Twitter do Essência Yoga


Essência Yoga | Yoga e Massoterapia © 2016 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites

Whatsapp