De Segunda a Sexta-feira: 07:00 às 21:30 e Sábado: 09:00 às 13:00
 
 
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO
 
Ícone de menu
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO

Acupuntura para depressão funciona?

Saúde e Qualidade de Vida

Enxaqueca, insônia, artrite. Esses são alguns dos problemas que encontram na acupuntura um bom alívio. Se as terapias milenares chinesas não substituem a medicina convencional, elas têm sido cada vez mais reconhecidas como formas de tratamento complementar. Mas serviria também para tratar outros distúrbios? A acupuntura para depressão funciona?

A depressão é uma doença séria e, em grande parte das vezes, invisível. Estima-se que no Brasil ela afete 15.5% da população, com uma prevalência maior nas mulheres. O tratamento é medicamentoso e psicoterápico e alguns estudos recentes mostram que a acupuntura também pode ter um papel importante nessa luta.

Acupuntura para depressão: mulher recebendo tratamento com agulhas nos ombros.

Pesquisas promissoras sobre acupuntura para depressão

As pesquisas sobre os benefícios da acupuntura são poucas, ainda que bastante promissoras. Um estudo publicado em 2013 no Journal of Alternative and Complementary Medicine descobriu que a eletroacupuntura, que usa uma corrente elétrica branda transmitida através das agulhas, era tão eficaz quanto a fluoxetina (o nome genérico do Prozac) na redução dos sintomas de depressão.

Durante seis semanas, alguns pacientes foram submetidos à eletroacupuntura cinco vezes por semana, enquanto outros tomaram uma dose diária de fluoxetina. Os pesquisadores avaliaram o Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF, do inglês Brain-derived neurotrophic factor), uma proteína neuroprotetora que se encontra reduzida em pacientes deprimidos.

Após esse período, os dois grupos mostraram similaridade nos sintomas e ambos os tratamentos restauraram o BDNF a uma concentração normal. Só que a acupuntura começou a funcionar mais rápido e os pacientes que se submeteram à ela apresentaram uma melhora mais significativa.

Acupuntura para depressão: liberação de neurotransmissores

A depressão vem acompanhada por uma série de sintomas, como a falta de força, a exaustão, a irritabilidade, a insônia, o nervosismo e a ansiedade. As agulhas da acupuntura conseguem atuar nesses problemas, uma vez que existem 360 pontos de ação que representam os mais diversos distúrbios, sintomas ou órgãos.

Acupuntura para depressão: homem recebendo tratamento com agulhas.

O que acontece no nosso corpo? As agulhas estimulam as terminações nervosas tanto da pele quanto dos tecidos subjacentes. Quando esse impulso chega ao sistema nervoso central, ele provoca a liberação de neurotransmissores ligados ao humor e às emoções, como a serotonina, a noradrenalina e a dopamina.

O que pode acontecer também é a ativação de analgésicos naturais no cérebro, como a endorfina, proporcionando a sensação de bem-estar e o alívio para a dor. Além disso, outros efeitos incluem o relaxamento muscular e do corpo todo.

Tratamento complementar

Uma vantagem significativa é que a acupuntura praticamente não tem efeitos colaterais. As agulhas podem até deixar um pequeno hematoma ou doerem um pouco, mas não há grandes riscos. Claro que não custa lembrarmos que todo o tratamento deve ser feito por profissionais habilitados.

Vale ressaltar, ainda, que a acupuntura não substitui o uso de antidepressivos e outros tratamentos clínicos, mas ela, quando usada de forma complementar, pode ajudar na diminuição dos sintomas da doença.

Buscar equilíbrio do corpo e da mente é essencial para uma vida saudável. Quando falamos em acupuntura para depressão defendemos que toda forma de ajuda é válida. O mais importante é ter a consciência que a depressão é uma doença grave e precisa de tratamento. Busque ajuda. Cuide-se e ame-se sempre!


Gostou da matéria?

Compartilhe com seus contatos!


Facebook do Essência Yoga Instagram do Essência Yoga LinkedIn do Essência Yoga Twitter do Essência Yoga


Essência Yoga | Yoga e Massoterapia © 2016 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites

Whatsapp