De Segunda a Sexta-feira: 07:00 às 21:30 e Sábado: 09:00 às 13:00
 
 
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO
 
Ícone de menu
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO

Conheça os aparelhos de Pilates e suas funções

Saúde e Qualidade de Vida

Com foco em condicionamento e reorganização postural, o Pilates é uma prática que integra corpo e mente, podendo ser praticado tanto na modalidade solo (Mat Pilates) quanto com aparelhos. Para você entender um pouco mais desta última, vamos falar sobre as funções de cada um dos aparelhos que temos em nossas aulas de Pilates em Alphaville, aqui no estúdio do Essência Yoga.

Step chair

Em uma tradução livre, Step Chair seria uma “cadeira de degraus”. E, de fato, o aparelho é uma cadeira estofada que traz pedais com molas ajustáveis, e bengalas laterais, permitindo um trabalho eficiente tanto para iniciantes quanto avançados, proporcionando a melhora do equilíbrio, da postura e o aumento da força.

Apesar de compacto, o Step Chair é bem versátil e oferece uma gama de exercícios bem variados, principalmente de pernas e de tronco, mas também funciona para o treino de outros grupos musculares, como braços e glúteos.

O aparelho é ideal para um trabalho de maior resistência contra o corpo, além do reequilíbrio dos músculos. Por isso, é usado na recuperação de lesões em pacientes, no alívio de dores musculares e também para atletas de alta performance.

Aparelhos de Pilates e suas funções: aluno e instrutor praticando pilates.

Ladder Barrel

O “barril de escada” também faz parte da turma de aparelhos mais compactos e é formado por um estofado em forma de barril e uma escada do lado oposto. A distância entre os dois pode ser ajustada de acordo com o tamanho da perna do praticante.

Aparelhos de Pilates e suas funções: Ladder Barrel.

Com o Ladder Barrel é possível fazer exercícios para desenvolver a força dos músculos abdominais, o alongamento e a flexibilidade. O estofado ajuda no apoio das costas e dos ombros, permitindo que o praticante curve-se para frente e para trás e exercite bastante os músculos mais profundos do abdômen.

Cadillac - ou trapézio

Aqui vale uma curiosidade sobre o nome deste aparelho, também conhecido como mesa trapézio. Se você associou ao automóvel, está certo. Na época que desenvolveu o aparelho, Joseph Pilates queria nomeá-lo com algo que fosse condizente com sua exuberância e encontrou a resposta no nome do carro que era sucesso na época.

De fato, o Cadillac é grandioso e definitivamente não faz parte dos aparelhos compactos. Ele é, inclusive, o mais tradicional da prática e oferece a possibilidade de mais de 200 exercícios.

Aparelhos de Pilates e suas funções: Cadillac ou Trapézio.

Originalmente desenvolvido para que pacientes acamados pudessem fazer exercícios sentados ou deitados para a reabilitação das costas, hoje o leque de possibilidades se abriu e é usado para inúmeras finalidades.

Seus dois suportes deslizantes combinados com molas de diferentes resistências permitem a multifuncionalidade do uso de sua estrutura. Além disso, como tem um estofamento denso, é possível fazer exercícios nas posições sentada, em pé ou deitada.

De um simples exercício com molas a acrobacias elevadas, a versatilidade do repertório de exercícios é notável. É possível fazer um trabalho com músculos profundos do abdômen, desenvolvendo a flexibilidade e fortalecimento da coluna, a mobilidade do ombro e o alongamento do corpo todo.

Reformer

Você já faz pilates com aparelhos? Se a resposta for sim, talvez esse seja o seu preferido, não é mesmo? O nome Reformer se explica porque seu criador acreditava que o corpo estaria sendo reformado por meio dos inúmeros exercícios feitos com o aparelho. Você também sente isso?

Ele parece uma cama com um carrinho deslizante e molas. Como tem sistemas de ajustes simples e rápidos, é fácil adaptá-lo para qualquer nível de exercício, que pode ser feito nas posições sentada, em pé ou deitada, sempre trabalhando força, flexibilidade, mobilidade, coordenação e equilíbrio.

Aparelhos de Pilates e suas funções: Reformer.

É realmente um trabalho global e a resistência gerada pelas molas permite que se pratiquem movimentos suaves de contração, desenvolvendo os músculos sem agressões. E ainda dá para fazer uma combinação com outros equipamentos, como bolas e elásticos.

Como vimos, os aparelhos desenvolvidos por Joseph Pilates têm como base as molas, que vão proporcionar uma maior eficácia nos alongamentos e fortalecimentos, o que pode ser especialmente bom para quem busca um tratamento para lesões.

Mas o melhor de tudo é que agora você encontra todo esse aparato aqui no nosso estúdio. Além de contarmos com uma super infraestrutura dos nossos aparelhos de Pilates, nossos três instrutores são fisioterapeutas, o que é excelente sobretudo para quem busca reabilitação. Conheça um pouco mais do Essência Yoga e marque sua aula.


Gostou da matéria?

Compartilhe com seus contatos!


Facebook do Essência Yoga Instagram do Essência Yoga LinkedIn do Essência Yoga Twitter do Essência Yoga


Essência Yoga | Yoga e Massoterapia © 2016 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites

Whatsapp