De Segunda a Sexta-feira: 07:00 às 21:30 e Sábado: 09:00 às 13:00
 
 
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO
 
Ícone de menu
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO

Benefícios da drenagem linfática

O bem-estar depende de vários fatores que trabalham juntos para proporcionar uma boa qualidade de vida. O cultivo de hábitos saudáveis beneficia o corpo e a mente, como por exemplo manter os exames médicos em dia, promovendo o cuidado com o corpo e identificando onde ele está pedindo mais atenção. Às vezes, o que ele necessita é de um cuidado especial para ajudar a desintoxicar e desinchar. Conheça os benefícios da drenagem linfática!

Drenagem linfática: o que é?

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que tem como objetivo o estímulo da circulação, redução de edemas e promoção do relaxamento muscular, além de ser uma aliada de procedimentos estéticos, como no tratamento de celulites, no combate à gordura localizada, na definição da silhueta e em pós-operatórios.

Benefícios da drenagem linfática: mulher em saudação Namastê.

O sistema linfático é uma rede de órgãos e capilares que produzem e transportam a linfa dos tecidos para o sistema circulatório. Entre outras funções, é responsável pela remoção dos líquidos em excesso dos tecidos corporais, pela produção de anticorpos e pela eliminação de impurezas expelidas pelas células. A linfa é o líquido que circula no sistema linfático e está presente no espaço entre as células.

Diferentemente da corrente sanguínea, a circulação linfática não é estimulada por uma bomba como o coração. Por isso, o líquido se move de forma lenta com a contração de músculos, com a respiração, com a variação de pressão e com as compressões externas.

A técnica foi mencionada pela primeira vez em 1892, pelo médico austríaco Alexander Von Winiwarter, que relatou os benefícios de uma massagem lenta sobre o sistema linfático.

A técnica, porém, foi criada por volta de 1930 pelo casal dinamarquês Emil e Estrid Vodder para tratar de pacientes que apresentavam quadro de linfonodos inchados.

Como é feita?

A drenagem linfática utiliza movimentos suaves e ritmados para estimular a circulação da linfa. Deve ser feita por um profissional qualificado que entenda a direção dos fluxos linfáticos.

Ao contrário de outras técnicas e outros tipos de massagem, a drenagem linfática não deve causar dor ou eritemas (vermelhidão causada pela dilatação dos capilares presentes na pele). A respiração também é uma aliada durante as sessões, pois o movimento e a oxigenação ajudam no processo da circulação.

Benefícios da drenagem linfática: mulher fazendo meditação.

Veja os benefícios da drenagem linfática

  • Diminui a retenção de líquidos;
  • Agiliza a eliminação de inchaços no pós-operatório;
  • Favorece a eliminação de toxinas;
  • Estimula cicatrização;
  • Combate a gordura localizada, varizes e celulites;
  • É uma aliada do combate ao stress;
  • Estimula o fortalecimento do sistema imunológico;
  • Evita flacidez e estrias.

Para resultados duradouros, a drenagem linfática deve ser acompanhada de uma alimentação saudável e da prática de exercícios físicos para estimular a circulação da linfa. Também é essencial a ingestão de bastante líquido.

Existem contraindicações?

Apesar de ser feita com movimentos suaves e relaxantes, a drenagem linfática tem contraindicações. Pessoas com insuficiência renal, problemas cardíacos, trombose profunda, tuberculose e gestantes com pré-eclâmpsia não podem realizar o procedimento.

Cadastre-se no blog do Essência Yoga e receba por e-mail todos os artigos publicados. Saiba tudo o que acontece no mundo da Yoga, das massagens e terapias alternativas!


Gostou da matéria?

Compartilhe com seus contatos!


Facebook do Essência Yoga Instagram do Essência Yoga LinkedIn do Essência Yoga Twitter do Essência Yoga


Essência Yoga | Yoga e Massoterapia © 2016 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites

Whatsapp