De Segunda a Sexta-feira: 07:00 às 21:30 e Sábado: 09:00 às 13:00
 
 
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO
 
Ícone de menu
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO

Conheça os benefícios da massoterapia

Saúde e Qualidade de Vida

Os benefícios da massagem já são conhecidos da humanidade há muito tempo. Os primeiros registros dessas técnicas surgiram na China, em 3.000 a.C. Em Roma, o imperador Júlio César fazia uso da massoterapia para aliviar suas dores de cabeça. Embora seja uma prática milenar, talvez você ainda não conheça todos os benefícios da massoterapia.

Baseada em técnicas de massagens do oriente e do ocidente, a prática é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), auxilia no combate ao estresse e prevenção de doenças e tem sido cada vez mais utilizada por quem busca o bem-estar de uma vida mais saudável e equilibrada.

O ritmo acelerado de nossas vidas não nos deixa impunes e afeta nosso corpo, originando dores musculares e desconfortos de toda ordem. Por isso, pare agora e tente entender as mensagens enviadas pelo seu corpo.

Benefícios da Massoterapia: Mulher recebendo massagem

Principais Benefícios

Essa consciência é a chave para relaxamento e a redução das tensões físicas e mentais. Talvez você esteja precisando recorrer à massoterapia. Confira como ela pode te ajudar:

1. Redução do estresse

Trânsito, excesso de trabalho, problemas, pressão. As fontes de estresse são muitas e todos nós vivemos com ele à espreita, em maior ou menor grau, em alguma fase da vida. O efeito relaxante da massoterapia ajuda o corpo de maneira global, pois estimula a liberação de substâncias como a dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.

Benefícios da Massoterapia: Mulher jovem em sessão de massagem

Além disso, também é comprovado que uma sessão de massagem relaxante ajuda a diminuir consideravelmente a quantidade de cortisol no corpo, o hormônio que é liberado pelas glândulas supra renais quando ficamos estressados e ansiosos.

Por isso, a massoterapia é também importante no combate à depressão e transtornos de ansiedade.

2. Melhora da qualidade do sono

Esse benefício pode estar bastante relacionado ao anterior, pois com o estresse em baixa, o nível de ansiedade também diminui drasticamente, e o corpo fica mais relaxado. Noites melhores de sono impactam na qualidade de vida durante o dia. Afinal, um corpo bem descansado acorda revigorado no dia seguinte, sendo muito mais produtivo.

3. Fortalecimento do sistema imunológico

Sim, a sua imunidade pode sair fortalecida de uma sessão de massoterapia, por meio de suas técnicas e relaxamento do corpo. O resultado é uma saúde mais equilibrada, sem aqueles resfriados que vão e voltam constantemente, por exemplo.

Lembre-se que apenas isso não garante sua saúde de ferro, é preciso combinar corretamente com descanso, alimentação adequada e exercícios para que a eficácia da massoterapia seja notada.

4. Alívio de dores crônicas

As dores crônicas estão presentes na vida de muita gente e esse é o tipo de companheiro indesejável, pois em estágios mais avançados pode comprometer o desenvolvimento de atividades rotineiras e até desencadear problemas emocionais sérios.

Excelente para pacientes com dores que acometem as articulações, como artrite, fibromialgia (dores por todo o corpo em longos períodos) e reumatismo, a massoterapia é também aliada para aqueles que sofrem de dores na coluna, cefaléia e enxaqueca.

Benefícios da Massoterapia: Mulher aliviando dores crônicas

A massagem Shiatsu é uma das técnicas mais indicadas para essa finalidade, utilizando-se da pressão do dedo do massoterapeuta para reequilibrar a energia do corpo e, consequentemente, desbloqueando os locais onde a energia está excessiva.

5. Estímulo da circulação sanguínea

A má circulação sanguínea pode provocar fadiga, dor, mãos e pés frios, além de acúmulo de líquido nas extremidades. Ao estimular a circulação sanguínea, a massoterapia melhora a chegada de nutrientes às células e aumenta a eficiência na filtragem do sangue. Os benefícios contemplam o corpo inteiro. A massoterapia ainda ajuda no combate à trombose, varizes e outras doenças do sistema circulatório.

6. Eliminação de toxinas

A pressão do toque durante a massagem impacta positivamente na circulação linfática, contribuindo para eliminar toxinas e resíduos metabólicos do organismo. Essa liberação, além de proporcionar uma pele mais saudável, ainda auxilia na redução das medidas e no combate a dores musculares e cãibras.

Benefícios da Massoterapia: Homem recebendo massagem facial

7. Recuperação de traumas físicos

Pessoas que sofreram algum tipo de trauma em alguma parte do corpo, seja por acidente, pancada, queda ou atividades físicas praticadas de forma incorreta, podem encontrar na massoterapia uma maneira de recuperar tendões, músculos e articulações.

Trabalhando as articulações, as técnicas de massagem colocam no lugar certo deslocamentos e estimulam a circulação sanguínea nas áreas massageadas, auxiliando na rápida regeneração dos tecidos.

8. Massoterapia para prematuros

Sim, os recém-nascidos que passam por problemas de desenvolvimento e precisam de ajuda para ganhar peso também podem se beneficiar da prática, pois ela não é invasiva e nem desconfortável para o bebê.

Benefícios da Massoterapia: Bebê recebendo massagem no pé

A técnica é indicada pois vai ativando o corpo aos poucos e, por meio de uma resposta positiva aos estímulos, o desenvolvimento acontece de maneira gradual e constante.

Benefícios para corpo e mente

A lista de benefícios da massoterapia é extensa, pois além de promover o bem-estar e relaxar regiões tensas do corpo, também pode ser usada como tratamento complementar para uma série de problemas de saúde.

A massagem é indicada para todas as pessoas, porém algumas técnicas de massagem podem ser contraindicadas em determinados casos. Por exemplo, uma pessoa hipertensa e cardíaca poderá fazer massagem, mas com certos cuidados e precauções. Já as gestantes podem fazer drenagem linfática, exceto no abdômen.

Também não é recomendável aplicar a massoterapia em machucados ou escoriações na pele, assim como em qualquer tipo de tumor desconhecido. Ela deve funcionar como complemento aos tratamentos médicos, de modo que acelere a eficácia desse tipo de prática.

Nunca abandone nenhum tratamento sem consultar um médico. É importante buscar sempre o auxílio de um profissional capacitado que indicará a melhor técnica a ser utilizada e tomará os cuidados necessários durante as sessões.

Agora que você conhece como a massoterapia pode te auxiliar, marque uma sessão aqui no Estúdio Essência Yoga. Se você está em busca de relaxamento, autoconhecimento, equilíbrio entre corpo e mente e uma maior qualidade de vida, confira nossas massagens e experimente. Estaremos te esperando em um ambiente relaxante e aconchegante.

Namastê!


Gostou da matéria?

Compartilhe com seus contatos!


Facebook do Essência Yoga Instagram do Essência Yoga LinkedIn do Essência Yoga Twitter do Essência Yoga


Essência Yoga | Yoga e Massoterapia © 2016 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites

Whatsapp