De Segunda a Sexta-feira: 09:00 às 21:00 e Sábado: 09:00 às 12:00
 
 
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
PROFISSIONAIS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO
 
Ícone de menu
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
PROFISSIONAIS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO

Conheça os Benefícios do Pilates

Saúde e Qualidade de Vida

Criado no início do século XX pelo enfermeiro alemão Joseph Pilates e unindo princípios do yoga, artes marciais e meditação, o Pilates tem ganhado cada vez mais adeptos ao redor do mundo, não tem contraindicações e pode ser praticado por adolescentes, jovens, adultos e idosos. Conheça os benefícios do Pilates, eles podem ser o impulso que estava faltando para te tirar do sofá!

Pilates para adolescentes

A adolescência é aquele período nada fácil em que precisamos lidar com uma série de transformações acontecendo de uma vez só, em todas as esferas: física, afetiva, social. Já pensou no Pilates como um grande aliado? Ele ajuda no gerenciamento das tensões relacionadas ao crescimento, na correção postural, na elevação da autoestima e melhora da concentração.

O exercício promove o fortalecimento dos músculos do core (músculos abdominais, da região lombar, pelve e quadril) e protege as articulações, atuando de forma eficiente em problemas de postura, muito comuns nesta fase e que são potencializados pelas horas infindáveis no computador e no celular, o peso do material escolar e o sedentarismo, saiba mais em nossa matéria sobre dores na coluna cervical.

Benefícios do Pilates: mulher praticando Pilates com bola

Além de trabalhar força e resistência, o Pilates também desenvolve flexibilidade, coordenação motora e equilíbrio. Como consequência de tudo isso, os adolescentes que praticam a atividade ainda apresentam melhora da autoestima, afinal, ao adquirir consciência corporal e aprender a trabalhar com seu corpo, ele se torna ciente das suas capacidades. Quer benefício melhor do que esse?

Benefícios do Pilates: mulheres deitadas na esteira esticando braços e pernas

Benefícios do Pilates para idosos

O Pilates é muito recomendado para idosos, mas se engana quem pensa que é apenas um treino leve para alongar. Sim, ele apresenta exercícios de baixo impacto, mas também trabalha as mais diversas aptidões, como a resistência muscular, a postura e a respiração. E por isso mesmo é uma excelente atividade para quem já passou dos 60.

À medida em que envelhecemos, é comum perdermos parte de nosso equilíbrio e isso afeta algumas de nossas atividades diárias mais básicas. Os exercícios de Pilates fortalecem o corpo e ajudam no equilíbrio e na postura. Trabalham também a coordenação e o condicionamento, ativando a circulação e recuperando articulações propensas a artrose e dores generalizadas.

E tem mais: como a prática se concentra na força e flexibilidade muscular, ela estimula um aumento da densidade óssea. É justamente na terceira idade que começam a se desenvolver os problemas desse tipo, principalmente em mulheres na pós-menopausa.

Esses exercícios são, portanto, essenciais para prevenir e combater a osteoporose. Além disso, está cientificamente provado que a atividade motora, além de retardar o envelhecimento físico, estimula o nascimento de novas células em uma parte do cérebro que lida com a aprendizagem e a memória.

Portanto, nada de deixar em segundo plano os cuidados com o corpo e com a mente, pois o exercício nesta fase da vida é essencial, sobretudo para prevenção de dores, insônia e doenças como o Alzheimer e o Parkinson. Sabe quem era um praticante idoso do Pilates? O próprio Joseph Pilates, que adotou a prática até os 80 anos. Pessoas próximas diziam que ele era tão ágil quanto um adolescente.

Pilates na prevenção de lesões

Aquele ditado que diz que prevenir é melhor do que remediar vale, e muito, para a prática esportiva. Mas se tem algo em que ainda precisamos evoluir é na adoção de uma real postura de prevenção no que se refere à saúde.

Isso também se aplica para o exercício físico, pois qualquer atividade requer um preparo do organismo. Daí a importância de alongamentos e aquecimentos (não os subestime antes de começar a próxima aula, hein?), pois eles previnem o corpo de lesões que podem causar danos irreversíveis. O Pilates tem sido cada vez mais recomendando para essa preparação, seja para esportistas profissionais ou até mesmo para os iniciantes.

Benefícios do Pilates: mulher praticando Pilates com bola

Atuando de forma global no corpo, a prática fortalece músculos, articulações, ligações, tendões e juntas, alongando e tonificando, o que garante um melhor equilíbrio, disposição e elasticidade. E como as aulas estimulam o praticante a adotar a postura correta, o esportista terá mais consciência do seu alinhamento corporal no dia-a-dia, evitando problemas ao seu condicionamento físico e ajudando a reduzir dores nas costas, nos ombros e no pescoço.

Benefícios do Pilates para a mente

Uma das vantagens do Pilates é justamente atuar de forma combinada no corpo e na mente, contribuindo para a melhora do humor, da concentração, da qualidade do sono, além da satisfação pela vida, a energia e o entusiasmo.

A prática exige uma atenção grande por parte do aluno, pois em cada um dos movimentos ele é convidado a perceber como a postura afeta seu corpo, coordenando com a respiração. Isso impacta o cérebro, afetando positivamente a memória e sua capacidade cognitiva.

E, claro, a possibilidade de aprender algo novo e se abrir a novos estímulos é também poderosa para criar novas conexões.

É tão comum a gente se deixar levar pela rotina e tornar alguns processos automáticos! Mas nossa mente precisa de desafios e aprender coisas novas todos os dias é super importante.

Não são poucos os estudos que mostram como as atividades físicas podem ajudar também a regular o sono. Ao trabalhar o corpo e a mente em cada um dos movimentos, o Pilates auxilia na sensação de bem-estar e tranquilidade que resultará em uma noite mais tranquila no fim do dia.

Benefícios do Pilates para a mente

Comece a usufruir dos benefícios do Pilates

Assim como qualquer prática e ainda que seja indicada para todo mundo, não deixe de passar por uma avaliação médica antes de iniciar as aulas de pilates em Alphaville, afinal cada corpo é único e só um profissional da área poderá indicar o exercício mais adequado para você.

Nas aulas, vista sempre roupas leves e que facilitem a movimentação do tronco, dos braços e dar pernas. E lembre-se: exercício eficaz não deve ser sinônimo de sofrimento, portanto se você sentir dor em algum momento saiba que algo está errado. Avise o profissional imediatamente para conferir se sua postura está correta.

Já está munido de avaliação médica, roupas leves e entusiasmo para começar? Então o que você está esperando para experimentar? Agora que você já conhece os benefícios do Pilates, venha fazer uma aula no Estúdio Essência Yoga.


Gostou da matéria?

Compartilhe com seus contatos!


Facebook do Essência Yoga Instagram do Essência Yoga LinkedIn do Essência Yoga Twitter do Essência Yoga


Essência Yoga | Yoga e Massoterapia © 2016 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites

Whatsapp