De Segunda a Sexta-feira: 09:00 às 21:00 e Sábado: 09:00 às 12:00
 
 
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
PROFISSIONAIS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO
 
Ícone de menu
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
PROFISSIONAIS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO

Conheça os Benefícios dos Óleos Essenciais

Saúde e Qualidade de Vida

Os óleos essenciais são substâncias sintetizadas, armazenadas e liberadas pelas plantas, que podem ser extraídos de suas folhas, sementes, flores, raízes, frutos e troncos. Como são de origem vegetal, essas gotinhas super concentradas podem fazer maravilhas tanto para sua saúde, como para seu bem-estar e beleza.

Por meio da aromaterapia, podem acalmar, estimular, cicatrizar, desinfetar e até atuar como inseticida, repelente e agente de limpeza natural, só é preciso ter atenção às propriedades de cada tipo de óleo essencial. Conheça um pouco mais sobre eles.

A história dos óleos essenciais

Culturas antigas valorizavam muito os benefícios terapêuticos de óleos de plantas aromáticas. Estudos mostram que destilarias primitivas já eram empregadas há 5.000 anos no Oriente. Hipócrates, o pai da medicina, utilizava para erradicar a praga de Atenas, e os soldados romanos se fortaleciam em banhos aromáticos e massagens.

Benefícios dos Óleos Essenciais: Dois frascos de óleo essencial de lavanda abertos sobre uma madeira rústica.

No mundo ocidental, a aromaterapia, que é justamente essa técnica que se utiliza das propriedades dos óleos essenciais 100% puros para restabelecer o equilíbrio e a harmonia pessoal, só foi trazida no tempo das Cruzadas e se difundiu por aqui durante o século XVI. Foi apenas no século XIX que experimentos científicos começaram a esclarecer sobre a potencial força curativa dos óleos essenciais.

Em seguida, nos anos 1920, o químico francês René Maurice Gattefossé descobriu que o óleo essencial da lavanda (alfazema) auxiliava na cura de queimaduras e que muitos outros óleos eram antissépticos.

Mais tarde, eles foram usados com grande sucesso no tratamento de soldados feridos em batalha, em pacientes de um hospital psiquiátrico e em massagens, para oferecer tratamentos de rejuvenescimento personalizados.

No Brasil, a indústria de óleos essenciais se iniciou em 1925, com a extração do óleo essencial de pau-rosa. Aos poucos, novos óleos foram aparecendo, como menta, laranja e eucalipto.

Benefícios dos óleos essenciais para a saúde

O uso dos óleos essenciais é bastante popular nas áreas farmacêutica, terapêutica e cosmética. Alguns óleos essenciais são muito conhecidos por suas propriedades medicinais e estudos revelam que eles podem trazer muitos outros benefícios para a saúde. Conheça alguns deles:

Benefícios dos Óleos Essenciais: Frascos de óleos essenciais sobre folhas.

1. Efeito relaxante

Com seu efeito relaxante e sedativo leve, os óleos essenciais ajudam no combate à insônia e em problemas do sistema nervoso, como estresse, ansiedade ou depressão. Massagens e banhos de imersão favorecem o relaxamento muscular e estimulam a circulação.

2. Antisséptico e anti-inflamatório

Os óleos também possuem propriedades expectorantes e diuréticas, que podem ser obtidas através do uso de óleos como o de eucalipto. Banhos de vapor facial ou inalação a seco auxiliam em casos de problemas das vias respiratórias e da pele, combatendo acnes, por exemplo.

3. Acelera a circulação sanguínea

Em casos de insônia, congestão nasal, dores de cabeça, gripes e resfriados, um banho de imersão dos pés em água quente e óleos permite que os vasos sanguíneos desta região e das pernas se dilatem, recebendo mais sangue.

4. Amenizar dores

Use compressões aromáticas frias ou quentes em uma região específica do corpo para aliviar dores musculares e reduzir inflamações. As frias são mais indicadas em casos de febres, dores de cabeça, inchaços e contusões. Já as quentes, em casos de cólicas, dores de ouvido, dores reumáticas ou musculares.

Mas nem todos os óleos ajudam em tudo. Aromas e gotinhas diferentes estimulam respostas distintas do cérebro e do corpo.

Benefícios dos Óleos Essenciais: Dois frascos de óleo essencial de lavanda abertos sobre uma madeira rústica.

Conheça os principais óleos essenciais e a função de cada um para você saber qual buscar:

  • Óleo essencial de lavanda:
    Vindo da França, o óleo essencial de lavanda é considerado um dos mais benéficos e ajuda em vários problemas de saúde, como bronquite, asma, infecções da garganta e tosse. Ele também tem um efeito tranquilizante, aliviando os sintomas da TPM, confusão mental e depressão, além de diminuir a ansiedade, a insônia e as dores da enxaqueca.

  • Óleo essencial de laranja:
    Excelente no combate à ansiedade porque o aroma ajuda a barrar hormônios de estresse. Considerado o óleo da alegria e do prazer de viver, ele ainda deixa seu humor lá em cima.

  • Óleo essencial de sálvia:
    diminui a pressão arterial, relaxando veias e artérias, permitindo melhora da circulação e da oxigenação dos músculos e do organismo, o que aumenta o desempenho metabólico geral. Ele ainda dá um gás à memória e à atenção.

  • Óleo essencial de alecrim:
    de origem asiática, esse óleo é precioso no combate à obesidade e celulite, além de trazer efeitos positivos para o cérebro, como a melhora da precisão em tarefas mentais exigentes. Ele ainda deixa uma sensação de frescor, estimulando a mente, aumentando a energia e diminuindo a fadiga.

  • Óleo essencial de hortelã:
    Inalar óleo de menta pode diminuir os níveis de cortisol, um hormônio ligado ao estresse. De quebra, você reduz a fadiga e o desejo por chocolate.

  • Óleo essencial de canela:
    Se a concentração anda em falta, que tal um óleo essencial de canela? Ele ajuda a melhorar o foco, aumenta a concentração e reduz a frustração.

Vale destacar: mesmo sendo naturais, é muito importante que você busque a orientação de um especialista antes de iniciar o uso dos óleos essenciais para tratamento terapêutico.

Além disso, por serem substâncias densas e difíceis de metabolizar, o uso tópico dos óleos essenciais só deve ser feito com diluição da quantidade segura em outro óleo vegetal ou substância carreadora e fique atenta às contraindicações específicas de cada óleo essencial.

Como usar os óleos essenciais em casa?

Os óleos essenciais podem ser usados de diversas formas; em massagens, banhos aromáticos e inalações. Em casa, um jeito simples de usar os óleos é pingar algumas gotas enquanto faz um escalda-pés ou até para um banho relaxante. Pingue até 5 gotas do óleo essencial no canto do box do chuveiro e deixe o perfume transformar o ambiente.

Benefícios dos Óleos Essenciais: Mulher em sessão de massagem com óleo essencial.

Você também pode usá-los na aromatização ambiental, com aromatizadores elétricos ou sprays. Se não tiver um difusor, pingue uma ou duas gotas de óleo em um recipiente com água fervente. Posicione-se a alguns passos de distância, inspire profundamente 10 vezes e, depois, respire normalmente.

Os óleos essenciais também podem ser usados para aliviar a tensão e o estresse em massagens relaxantes. Que tal começar a sentir na pele os benefícios dessas substâncias que podem fazer maravilhas com tão pouca quantidade? Marque a sua massagem relaxante aqui no Essência Yoga e Massoterapia ou agende uma sessão de naturologia.


Gostou da matéria?

Compartilhe com seus contatos!


Facebook do Essência Yoga Instagram do Essência Yoga LinkedIn do Essência Yoga Twitter do Essência Yoga


Essência Yoga | Yoga e Massoterapia © 2016 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites

Whatsapp