De Segunda a Sexta-feira: 07:00 às 21:30 e Sábado: 09:00 às 13:00
 
 
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO
 
Ícone de menu
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO

Benefícios dos óleos essenciais para a saúde

No mundo existem mais de 100 mil odores e, no entanto, nosso nariz é capaz de identificar apenas algumas centenas. Ainda assim, alguns cheiros podem influenciar nossas emoções, nosso estado de espírito, nosso bem-estar geral e também servir ao corpo. Os benefícios dos óleos essenciais para a saúde são muitos.

Alguns aromas estimulam nossa mente para acordar, melhorar a concentração e a memória e superar o cansaço mental. Mas eles podem ir além e ajudar a congestão, a inflamação, as náuseas, nosso sistema imunológico e os músculos doloridos.

Nos aromatizadores, difusores ou em nossos cosméticos, os óleos essenciais são uma rica fonte de bem-estar. E não se deixe enganar pelo tamanho: esses pequenos frascos contêm propriedades poderosas em suas gotas, cada um deles focado em uma propriedade específica.

Benefícios dos óleos essenciais para a saúde - mulher recebendo massagem relaxante.

Conheça alguns benefícios dos óleos essenciais para a saúde

Alívio da dor

O óleo essencial de lavanda, um dos mais conhecidos, tem propriedades cicatrizantes, antissépticas e analgésicas. É um dos poucos que podem ser aplicados diretamente na pele, sendo útil para queimaduras, picadas de insetos e eczemas, pois inibe as bactérias que podem causar infecções de pele.

Benefícios dos óleos essenciais para a saúde: toalha, frasco de óleo e flores de lavanda.

Além disso, ele é também eficiente para reduzir a hipertensão, as palpitações, os espasmos abdominais, as dores musculares e as cólicas. Estudos ainda apontam que a inalação desse óleo essencial ajuda na enxaqueca.

Já outros óleos essenciais, como o óleo essencial de eucalipto, benzoína, camomila, zimbro e alecrim, funcionam para dores articulares e podem ser usados em massagens ou compressas.

Mais disposição

Cansaço, desânimo e falta de motivação? Os óleos essenciais cítricos, como os de laranja doce e amarga, têm o poder de dar aquele boost, uma vez que liberam toda a energia estagnada no corpo.

O óleo essencial de hortelã-pimenta também é excelente para combater o cansaço físico e mental, trazendo ânimo e melhorando o foco e a concentração, além de ter um efeito estimulante e refrescante na pele.

Combate ao estresse

Os óleos essenciais de camomila, limão, gerânio, lavanda fina, tangerina e flor de laranjeira são verdadeiras joias para acalmar, relaxar e reduzir as tensões, atuando como anti-depressivos por conta de sua ação direta sobre o sistema nervoso.

O óleo essencial de sândalo, uma árvore originária do sudeste asiático e da Índia, é recomendado como óleo essencial para ansiedade devido ao seu efeito calmante, ajudando também na insônia e irritabilidade.

Melhora da circulação sanguínea

Acredita-se que os óleos de pimenta-do-reino, manjerona e gengibre auxiliam no funcionamento adequado da circulação sanguínea. O óleo essencial de limão ainda ajuda a diminuir o inchaço das pernas, pois apresenta propriedades como a vitamina C.

Equilíbrio hormonal

Durante a menopausa, as mulheres podem experimentar muitos desequilíbrios hormonais. Para aliviar as ondas de calor, lutar contra a insônia ou o ganho de peso, vários óleos essenciais são eficazes. Enquanto o óleo essencial de manjericão terá efeitos sobre a ansiedade e o estresse, os de alcaçuz e limão agem contra o ganho de peso e insônia.

Como usar os óleos essenciais?

Eles são mais comumente usados na inalação, pois os aromas estimulam áreas do nosso sistema límbico, uma parte do cérebro que desempenha seu papel nas emoções, comportamentos, olfato e memória de longo prazo, além do controle de várias funções fisiológicas inconscientes, como respiração, frequência cardíaca e pressão arterial.

Benefícios dos óleos essenciais para a saúde: toalha, frasco de óleo e flores de lavanda.

No entanto, esta não é a única maneira e eles podem ser colocados em difusores e aromatizadores, misturados a cosméticos, borrifados em algum lugar, mas também podem ser usados em uma massagem com óleo e banhos relaxantes ou até na aplicação direta em lugares específicos, como pulso e pescoço.

Mas cuidado, pois nem todos os óleos essenciais são usados ​​da mesma forma ou na mesma dosagem! Alguns são mais indicados para massagem, outros para inalação, por exemplo, e quem saberá disso é apenas um profissional da área.

E não pense que por serem naturais são naturalmente benéficos. Lembre-se que óleos essenciais são compostos concentrados e podem ser tóxicos até mesmo em doses bem baixas, por isso, a consulta com um profissional é muito importante.

Pequenos frascos, grandes benefícios

Analgésico, antisséptico, antidepressivo, relaxante. As propriedades desses compostos são inúmeras e sua variedade também. Informe-se sobre as propriedades de cada um para obter o melhor resultado possível.

É importante saber como usar os óleos essenciais e, claro, sempre passar por uma avaliação médica antes de começar. Para além da estética, os benefícios dos óleos essenciais para a saúde são muitos e podem proporcionar um verdadeiro estado de bem-estar.


Gostou da matéria?

Compartilhe com seus contatos!


Facebook do Essência Yoga Instagram do Essência Yoga LinkedIn do Essência Yoga Twitter do Essência Yoga


Essência Yoga | Yoga e Massoterapia © 2016 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites

Whatsapp