De Segunda a Sexta-feira: 07:00 às 21:30 e Sábado: 09:00 às 13:00
 
 
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO
 
Ícone de menu
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO

Como tratar dor no pescoço e nos ombros

Saúde e Qualidade de Vida

Você anda sofrendo com dor no pescoço e no ombro? Bom, isso pode ter a ver com aquelas horas infindáveis no celular ou até com sua postura na hora de trabalhar. O fato é que essas tensões provocam desconfortos que às vezes se tornam insuportáveis. Afinal, como tratar dor no pescoço e nos ombros?

Torcicolo, nucalgia e cervicalgia são outras formas de chamarmos a dor no pescoço, que se caracteriza pelo incômodo que atinge a região dos ombros, pescoço, cabeça e braços, e causa distensões musculares e câimbras intensas.

Normalmente, a dor no pescoço não é nada grave e pode ser sanada em pouco tempo, inclusive com o uso de terapias naturais. Mas em alguns casos, pode ser indício de algo mais sério, como uma fibromialgia, que causa dores pelo corpo todo, ou artrite, uma inflamação das articulações.

Como tratar dor no pescoço e nos ombros: mulher recebendo tratamento com agulhas nos ombros.

Por isso, é importante prestar atenção: se as dores persistirem por muito tempo, de forma intensa e vierem acompanhadas de outros sintomas, não hesite em procurar atendimento médico.

Causas da dor no pescoço

A região do pescoço é repleta de nervos, ossos, ligamentos e veias que a tornam bastante sensível. Às vezes a dor nessa parte do corpo surge de um simples movimento errado durante um exercício ou em um acidente doméstico.

O mais comum é a tensão muscular, causada pela má postura ao longo do dia, pelo excesso de tempo na mesma posição, até mesmo quando você dorme com o pescoço mal posicionado ou pelo uso de um travesseiro alto. Ou seja, uma conjunção de hábitos que podem trazer efeitos bem negativos à saúde.

Aliás, um vilão conhecido da dor na nuca é o uso do celular, por causa da posição em que ficamos ao usá-lo. Isso tudo acontece porque, ao se inclinar para usar o celular, a cabeça acaba ficando 5 vezes mais pesada do que o normal, o que representa um sobrepeso bem expressivo para o pescoço. Claro que não pode fazer bem, não é mesmo?

Como tratar dor no pescoço

Ao sentir a dor, o simples fato de mexer o pescoço cautelosamente em todas as direções ou de fazer uma compressa quente pode ajudar no alívio das tensões. Agora, se ela é persistente, talvez precise de um tratamento que inclui exercício, alongamento, fisioterapia ou até mesmo medicação para dor.

Quem pode ter um papel muito importante nessas horas são as terapias naturais e as massagens terapêuticas. Atuando em pontos específicos elas acalmam e tranquilizam o corpo. Confira algumas delas.

Massagem de Liberação Miofascial

A técnica utiliza movimentos de pressão e de amassamento que estimulam os pontos energéticos, aliviando tensões musculares e facilitando a circulação da energia vital, o Chi na medicina tradicional chinesa. As mãos são os únicos instrumentos desta massagem suave, que dispensa o uso de óleos e de cremes.

Quando aplicada na área do pescoço, a massagem de liberação miofascial proporciona relaxamento imediato do sistema nervoso, músculos e tendões, ativando a corrente sanguínea, o que impacta até mesmo na qualidade do sono.

A Massagem de Liberação Miofascial é uma massagem com toque profundo, de intensidade média a pesada, que restaura a saúde e enfatiza o relaxamento muscular, por isso é muito indicada para idosos, pessoas com problemas de osteoporose, estresse físico e mental.

Shiatsu

A pressão dos dedos e da palma das mãos soltam toda a musculatura tensionada e reativa os nervos conectados ao sistema neurológico. O efeito é o equilíbrio das energias, o relaxamento e a suavização do desconforto. O shiatsu é uma técnica recomendada para todos os níveis de tensão.

Reiki

Método milenar, a terapia com Reiki traz uma profunda sensação de paz e relaxamento. Ela contribui para o alinhamento dos nossos chakras, permitindo que a energia flua pelo corpo. Normalmente, o método é indicado para aqueles que estão em um estágio mais ameno de tensões.

Acupuntura

Quando colocadas em pontos específicos do corpo, as agulhas metálicas da acupuntura proporcionam um alívio para as dores no pescoço e nos ombros por causa da liberação de hormônios que possuem fortes efeitos analgésicos e anti-inflamatórios.

Como tratar dor no pescoço e nos ombros: homem recebendo tratamento com agulhas.

Não é apenas uma dorzinha no pescoço, é seu corpo dizendo que algo não vai bem. Reveja seu estilo de vida: sedentarismo, má alimentação e estresse constante não fazem bem a ninguém. Busque uma vida saudável. E tenha atenção à sua postura enquanto usa o celular.

Claro que se você sentir aquele desconforto na nuca, saber como tratar dor no pescoço é essencial para que você tenha sempre qualidade de vida. Aqui no Essência Yoga você encontra todo apoio e assistência na busca pelo bem-estar. Conheça nossa equipe e nossas terapias naturais e, acima de tudo, cuide-se sempre!


Gostou da matéria?

Compartilhe com seus contatos!


Facebook do Essência Yoga Instagram do Essência Yoga LinkedIn do Essência Yoga Twitter do Essência Yoga


Essência Yoga | Yoga e Massoterapia © 2016 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites

Whatsapp