De Segunda a Sexta-feira: 09:00 às 21:00 e Sábado: 09:00 às 12:00
 
 
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO
 
Ícone de menu
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO

Como tratar o Nervo Ciático Inflamado

Nervo Ciático: Elimine dores através da Massoterapia

Sabe aquela dor que toma conta de boa parte do corpo, desanimando para a prática de qualquer atividade, até mesmo as mais cotidianas e simples? Comum principalmente em pessoas com idade a partir dos 45 anos, a dor no nervo ciático, maior nervo bilateral do corpo humano, expande-se com muita rapidez e potencial graças à conexão direta do nervo em questão com os músculos presentes desde a região lombar até os membros inferiores. É ele o responsável pela nossa mobilidade, articulação e sensibilidade nas pernas. Sem ele a gente não sai do lugar, não só por tal relação de dependência entre o ciático e nossas pernas como também pelas dores severas que pode render quando está inflamado ou comprimido demais.

Principais Sintomas

O nervo ciático indica sinais de inflamação ou mau andamento através de formigamentos, espasmos musculares e sensações de agulhamento involuntárias nas regiões conectadas a ele. Todos os sintomas são acompanhados por dores nada agradáveis e grande dificuldade para andar e manter a coluna ereta. Ao menor sinal de tais sintomas a providência inicial a ser tomada é entrar em contato com o médico ortopedista, pois apenas ele pode apresentar o diagnóstico apurado e confirmar se, de fato, é o nervo ciático o causador de todos esses desconfortos.

Aliás, mediante o diagnóstico do profissional especialista é possível descobrir se existem problemas mais graves derivados da inflamação, como tumores, estenose da coluna lombar, lesões, fraturas e deslizamento de vértebras, hérnia de disco, osteoartrite, traumas, anomalias congênitas e síndrome do músculo piriforme. Por isso é tão recomendável não deixar para depois a consulta médica, descobrindo o quanto antes o que está acontecendo e por qual motivo tantas dores fazem parte dos seus dias.

Mulher com sintomas de inflamação no nervo ciático

Além disso, com o diagnóstico definido você também terá mais conhecimento sobre o seu problema e como deve tratar da inflamação no nervo ciático, não só através de medicações indicadas pelo ortopedista como utilizando as terapias naturais específicas, métodos relaxantes e revigorantes de cura e cuidado com o seu corpo.

E já que estamos falando delas, confira a seguir as principais terapias recomendadas para o tratamento da inflamação no nervo ciático e quais são os seus principais benefícios.

Shiatsu

O que é?

A massagem Shiatsu é uma técnica proveniente da medicina tradicional chinesa que tem como premissa a pressão em pontos específicos do corpo (meridianos) por meio da utilização dos dedos polegares e a palma das mãos. Ao serem estimulados pelos movimentos, os pontos carecidos de tratamento são beneficiados pela sensação de alívio, conforto, tranquilidade e relaxamento, não só internamente como externamente, entre músculos e nervos.

Como funciona?

O trabalho do Shiatsu é identificar quais pontos do corpo do paciente estão com acúmulos de energia concentrada, também conhecida pelos terapeutas como Jitsu. Uma vez identificados com a prática da técnica, os meridianos sem energia, denominados Kyo, terão o seu fluxo balanceado e normalizado de acordo com o funcionamento do organismo do indivíduo adepto do Shiatsu.

Shiatsu e o Nervo Ciático

Ao identificar os pontos de tensão, o terapeuta introduz sutis movimentos no abdômen do paciente para reduzir o acúmulo de toxinas nocivas aos músculos e nervos do plexo sacrolombar. É uma área que tem conexão com o canal de energia do estômago e o ponto E-25 (referente aos intestinos grosso e delgado).

Assim, e com o paciente deitado de lado, os nós dos nervos da lombar e glúteo são desfeitos, ativando os pontos BX-23 e VB-30. O fluxo energético dos meridianos da Bexiga e da Vesícula Biliar também são trabalhados, por movimentos que chegam até os pés, da mesma forma que o quadril e o músculo piriforme também recebem a carga energética que precisam para que dores e inflamações sejam sanadas.

Por fim, manobras de tração e reajuste articular que desafogam a sobrecarga que o nervo ciático sofre são aplicadas, promovendo imediato alívio e amenização das aflições causadas pelo problema.

Anmá

O que é?

Utilizando movimentos de aperto, vibração, amassamento e pressão, o Anmá é mais uma terapia natural oriunda da medicina tradicional japonesa. Proporcionando cura natural por meio do relaxamento dos músculos e da melhora da circulação sanguínea, ela atua nos meridianos do corpo reduzindo o estresse, dores no corpo e ampliando a autoestima e a capacidade de concentração.

Como funciona?

Na técnica, são aplicados movimentos e procedimentos pautados no deslizamento, amassamento, percussão, vibração, pinçamento e alongamento. É uma massagem que não faz uso de qualquer tipo de creme, óleo ou insumo, o que permite que o paciente receba a massagem completamente vestido, característica favorável para pessoas mais tímidas e reservadas.

Anmá e o Nervo Ciático

Com metodologia mais suave, porém, não menos eficaz, a massagem Anmá favorece o tratamento de inflamações no nervo ciático, melhorando o relaxamento e posterior funcionamento dos músculos conectados a ele, trabalhando com intensidade os pontos energéticos e distribuindo com mais eficácia os fluidos corporais pertinentes e promovendo a manutenção do KI, energia vital responsável pela manutenção do equilíbrio interno do corpo entre massa e reflexos positivos.

Massageando os membros inferiores com movimentos de pressão e deslizamento, a massagem Anmá é uma grande aliada na recuperação do nervo ciático, aliviando as dores crônicas, espasmos, formigamentos e distensões causadas pela inflamação do nervo.

Deep Tissue

O que é?

Atuando na camada mais profunda dos músculos – daí o nome Deep Tissue, ou massagem profunda, esta é a técnica voltada especificamente para o tratamento de dores crônicas e bastante significativas que prejudicam o cotidiano e afetam nosso sistema imunológico.

Com o uso de óleo vegetal, é uma prática similar ao Shiatsu, porém, tem execução mais rígida e intensa, que age em conjunto com movimentos mais livres e contínuos no corpo do paciente.

Como funciona?

Ao relaxar a musculatura rígida, a massagem Deep Tissue favorece o fluxo de energia no corpo, tanto a vital quanto a energética. Com o relaxamento, a musculatura passa pelo desprendimento integral com o apoio dos cotovelos e do antebraço do terapeuta, facilitando a drenagem corporal.

Deep Tissue e o Nervo Ciático

A massagem Deep Tissue liberta a adesão dos tecidos ao tratamento e descomprime o tecido muscular que está sendo afetado pela inflamação no nervo ciático. Ao aumentar a flexibilidade dos músculos, ela também amplia a irrigação sanguínea nas partes conectadas ao nervo, reduzindo a rigidez, formigamentos, pontadas e fortes dores.

Em geral, é uma prática canalizada pela realização de movimentos mais densos e firmes em pontos estratégicos de dor, voltada para o processo de recuperação e regeneração das fibras musculares dependentes do nervo ciático.

Vale lembrar que além das massagens, a acupuntura, uma das ferramentas terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa, também pode ser uma grande aliada para o tratamento do nervo ciático.

Temos certeza que após conferir esta matéria você dará muito mais atenção e importância para aquelas dores chatas e incômodas que já figuram o seu dia-a-dia há algum tempo. Devemos preservar ao máximo o nosso corpo através de cuidados essenciais com a saúde, algo que depende exclusivamente da nossa vontade e determinação.

Ao visitar o seu médico ortopedista e constatar que é mais uma pessoa dentre tantas que lutam para acabar com as inflamações no maior nervo do corpo, o próximo passo é contar com a eficácia das massagens e terapias naturais recomendadas ao tratamento efetivo das dores causadas por esse problema.

E no Essência Yoga você encontra todas as terapias indicadas neste artigo, somadas ao trabalho excepcional de profissionais renomados e qualificados para cuidar do seu corpo como ninguém, além do atendimento de qualidade, instalações confortáveis e dedicação sem igual para que a sua qualidade de vida não seja mais afetada por dor alguma.

Entre em contato e compartilhe com o Essência o seu problema para que possamos ajudar.

Aqui, toda dor física, mental ou espiritual, é PASSAGEIRA.

Namastê!


Gostou da matéria?

E você? Conhece alguém com problemas no Nervo Ciático? Compartilhe!


Facebook do Essência Yoga Instagram do Essência Yoga LinkedIn do Essência Yoga Twitter do Essência Yoga


Essência Yoga | Yoga e Massoterapia © 2016 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites

Whatsapp