De Segunda a Sexta-feira: 07:00 às 21:30 e Sábado: 09:00 às 13:00
 
 
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO
 
Ícone de menu
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO

Fundamentos do Yoga: Ahimsa

Paz integral

Ahimsa vem do sânscrito ("não injúria") e é um conceito ético-religioso que prega a não-violência e o respeito pela vida.

Inspira-se na premissa de que todos os seres têm em si parte da energia espiritual divina, consequentemente, se ferimos alguém, estamos ferindo nós mesmos. Esse conceito também tem relação com o respeito ao espírito, à natureza e às culturas.

A prática de Ahimsa está presente principalmente no jainismo, mas também faz parte do hinduísmo e do budismo.

Ahimsa no Ocidente.

Gandhi foi o precursor do termo e do conceito no Ocidente. Para ele, Ahimsa está presente em todas as religiões: "a não-violência é comum às religiões, mas encontrou sua mais alta expressão e aplicação no hinduísmo (não considero o jainismo e o budismo separados do hinduísmo)".

Fundamentos do Yoga: Ahimsa: mulher praticando yoga na praia.

Quando questionado se a violência e a não-violência são ensinadas no Alcorão, disseː "ouvi muitos amigos muçulmanos dizerem que o Alcorão ensina o uso da não-violência. O argumento sobre a não-violência no sagrado Alcorão é uma interpolação, não necessária para minha tese".

No entanto, o princípio ganhou maior abrangência quando as práticas de Yoga e meditação começaram a fazer parte da vida dos ocidentais que buscavam mais qualidade e se identificavam com a filosofia oriental.

E na prática?

Como podemos vivenciar a prática de Ahimsa? O que podemos fazer para que nossa existência esteja inserida em uma atmosfera de paz integral?

Vamos apresentar algumas sugestões:

Seja gentil com você

O respeito pela vida vem de dentro. Quando você se ama, se compreende e se respeita, fica muito mais fácil fazer o mesmo com outras pessoas. Se perdoe, se elogie. Pensamentos positivos e amorosos são o solo ideal para uma colheita de respeito e paz.

Dieta vegetariana

Nosso corpo é nosso representante físico. Devemos tratá-lo com respeito e sempre protegê-lo.

Assim, sabendo o que estamos comendo e de onde o alimento vem, fará com que o nosso organismo fique mais saudável. Além de trazer benefícios para o corpo, a dieta vegetariana também traz mais cuidados com o meio ambiente, inclusive diminuindo o aquecimento global.

Tenha uma rotina

Quando estamos com fome, muito cansados, fazendo tudo ao mesmo tempo, a tendência é que a irritação vá crescendo e o desequilíbrio se aproxime. Seguindo uma rotina básica de alimentação, descanso e trabalho conseguimos nos antecipar a esse desequilíbrio, evitando momentos de nervosismo que fogem ao preceito de Ahimsa.

Ahimsa no Yoga

Quando estiver no seu tapete de Yoga, atente-se a alguns fatores, como o modo com que tem respondido a você em momentos de raiva ou de exaustão, por exemplo. Você tem sido muito exigente com você?

Fundamentos do Yoga: Ahimsa: mulher fazendo meditação.

Você está cuidando da rotina de sua prática? E de sua respiração?

Avaliar-se durante a prática trará mais naturalidade para o exercício de Ahimsa na vida cotidiana.

Faça meditação

A meditação é uma ferramenta poderosa em muitos aspectos. Ela nos ajuda a criar pensamentos positivos e viver essa positividade.

Também ajuda a deixar as coisas irem com mais facilidade. Nem tudo precisa ser controlado e definido. O momento presente é o que importa, faça dele o mais pacífico possível.

Resolva conflitos de forma pacífica.

Conflitos existem e sempre existirão. O que pode mudar é a maneira com que lidamos com eles. Todo conflito tem ao menos dois lados e, sem paz, todos podem sair prejudicados. “Ser feliz ou ter razão?”, escolha sempre a felicidade.

Isso contribui para a sua prática de Ahimsa como um todo. Com você, com o próximo e até com o mundo. Propagar os pensamentos de amor e bondade e fazê-los concretos com suas ações ajudam a equilibrar o meio onde vivemos.

Cuide do nosso planeta

Escadas ao invés de elevador, sacolas reutilizáveis ao invés de plásticas, fechar a torneira ao escovar os dentes, apagar as luzes e desligar os aparelhos que não estão em uso. Menos tecnologia, mais árvores e pés descalços.

Podemos praticar Ahimsa cuidando do meio ambiente. Respeito a tudo e a todos.

Trabalho voluntário contra violência

Existem muitas instituições preocupadas em preservar a paz. Uma vivência com pessoas indo pelo mesmo caminho que você busca pode fazer com que essa prática se torne mais natural em sua vida.

Apenas começando...

Ahimsa é apenas o primeiro dos 5 fundamentos éticos do Yoga, vamos recordar? Em breve trataremos dos outros também com mais detalhes, fique de olho!


Gostou da matéria?

Compartilhe com seus contatos!


Facebook do Essência Yoga Instagram do Essência Yoga LinkedIn do Essência Yoga Twitter do Essência Yoga


Essência Yoga | Yoga e Massoterapia © 2016 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites

Whatsapp