De Segunda a Sexta-feira: 07:00 às 21:30 e Sábado: 09:00 às 13:00
 
 
HOME
ESPAÇO ESSÊNCIA
YOGA
PILATES
MASSAGENS
TERAPIAS INTEGRATIVAS
BLOG
FALE CONOSCO
 
Ícone de menu
HOME
ESPAÇO ESSÊNCIA
YOGA
PILATES
MASSAGENS
TERAPIAS INTEGRATIVAS
BLOG
FALE CONOSCO

Jalaneti um processo de purificação através da Lota

Para quem não conhece a fundo o Yoga, aqui vai uma explicação rápida sobre alguns passos desta filosofia milenar.

Traduzindo numa interpretação mais facilitada, existem os Darsanas que são escolas filosóficas aceitas pelo Hinduísmo, e uma das 6 é o Yoga que foi sistematizado por Patanjali.

Os 8 passos ou partes do Yoga de Patanjali são os pontos essenciais dessa disciplina e são aceitos por todas as linhas de Yoga. Eles formam a coluna vertebral dessa filosofia.

As duas primeiras partes são os Yamas e Niyamas, a base ética do Yoga. Cada uma destas partes tem 5 princípios e nesta matéria vamos falar apenas de um dos princípios de Auto Controle:

Jalaneti um processo de purificação através da Lota: mulher praticando meditação em frente a uma paisagem exuberante.

Sauca - Limpeza física e purificação emocional

Em limpeza física entende-se por cuidados com o corpo externa: Banho e internamente: que seria a Limpeza nasal, estomacal e intestinal.

Nossa ênfase aqui será a limpeza nasal ou Jala(Agua) Neti (Conduzir), que é a purificação das narinas pela condução da água feita com a lota nasal, esse método pode parecer incômodo, mas essa impressão se desfaz com a primeira tentativa.

Ele é indicado para eliminar a mucosidade acumulada na cavidade nasal, desobstruir os orifícios de drenagem dos seios faciais evitando a Sinusite e renete, como profilático para gripes e resfriados ou simplesmente para higienizar as narinas eliminando a poluição do dia a dia.

Essa limpeza estimula os olhos e melhora a visão.

Quando mantemos o corpo limpo, livre de toxinas e tensões, aumentamos a nossa vibração energética e nossa capacidade de concentração.

Como usar o lota higienizador nasal

Usar a lota é muito simples, basta colocar uma colher de chá de sal grosso em ½ litro de agua mineral morna, misturando bem.

Ponha a solução no lota e introduza o bico em uma das narinas.

Incline o tronco levemente para a frente e para o lado introduzindo o bico do lota de forma que a água saia pela outra narina. Para que isso ocorra respire pela boca durante o processo.

Repita o processo invertendo as narinas

Termine, secando as narinas como se você estivesse assoando o nariz sem criar pressão.

Para os hindus este processo tem muito significado, mas você pode usar simplesmente como um processo de higienização nasal que previne gripes e resfriados, além de tratar sinusites e rinites.

Esperamos que você possa fazer bom uso das informações aqui oferecidas e lembramos que a informação é sempre a melhor forma de cuidar da saúde e do bem estar buscando sempre conteúdos sérios e embasados.

Namasté


Gostou da matéria?

Compartilhe com seus contatos!


Facebook do Essência Yoga Instagram do Essência Yoga LinkedIn do Essência Yoga Twitter do Essência Yoga


Espaço Essência © 2021 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites

Whatsapp