De Segunda a Sexta-feira: 09:00 às 21:00 e Sábado: 09:00 às 12:00
 
 
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO
 
Ícone de menu
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO

Parto Humanizado e Yoga

Saúde e Qualidade de Vida

Uma das mais belas dádivas da vida é o dom da maternidade. Gerar dentro de si outra criatura igualmente desbravadora do mundo e das questões internas e pessoais que cada ser carrega consigo ao longo de toda sua jornada é um presente que nossa condição humana oferta com muita abundância. É a fertilidade da mulher ou o desejo de tornar-se mãe que fecundam nossas esperanças e anseios por tempos mais leves e tranquilos. Tempos plenos.

Momento Áureo do Parto

E o momento áureo do parto, sinônimo da chegada do tão sonhado e já amado filho ou filha prestes a iniciar  mais uma história entre tantas outras que a sociedade coleciona é enxergada por muitas mulheres como uma etapa tão delicada e poderosa que merece total preparo, cuidado e humanização – isto é, uma acolhida mais repleta de boas energias e técnicas naturais do que bisturis, anestesias e demais procedimentos comuns ao parto realizado em hospitais e maternidades.

Mulheres grávidas conversando sobre o parto humanizado e Yoga

O advento do parto humanizado, geralmente conduzido fora do ambiente hospitalar e caracterizado por preservar as decisões da gestante e deixar a natureza agir por si só, com o mínimo possível de intervenções, conta apenas com a presença cautelosa do médico para complicações mais sérias, se for o caso.

Contudo, é de extrema importância que mãe e bebê estejam bem e saudáveis para que o parto humanizado seja realizado. E então surge a dúvida: como uma gestante pode exercitar-se durante os nove meses de gravidez de forma moderada e sem prejudicar seu bebê com a realização de atividades físicas? A resposta vem da prática meditativa mais famosa do mundo e grande aliada de mamães e bebês: o Yoga – ou Ioga.

São muitos os benefícios e vantagens que a prática milenar oferece para a gestante durante toda a preparação até que a hora do parto humanizado chegue. Ajudando o corpo da mamãe a trabalhar toda sua suavidade, controle, energia, equilíbrio, psicológico e espiritualidade, é um carinho que vai de mãe para filho, uma vez que também promove mais união e conexão entre criança e gestante.

Obtendo o equilíbrio interno durante todo o período gestacional, a mulher fica mais fortalecida e centrada para conduzir o processo de forma simples, tranquila e confiante, sem que os pormenores comuns ao momento, tais como inchaços, dores nas costas, dormência nos pés, mudanças nos hábitos alimentares e insônia, afetem sua saúde externa e interna – e também a do bebê.

Conheça abaixo os principais benefícios que o Yoga para gestantes oferece para quem opta pelo parto humanizado como alternativa viável e segura.

Favorece a circulação do sangue

No período gestacional é normal que o fluxo sanguíneo do corpo feminino mude sua atividade, já que há outro ser dependente deste processo. Com tal mudança surgem inchaços, desconfortos, varizes e dormências, pois o corpo se adequa ao novo momento e acaba sentindo o grau de exigência requisitado.

Praticando Yoga a gestante consegue diminuir todos esses sintomas e conduzir sua gravidez com mais conforto e tranquilidade, seja através das posturas executadas dentro da metodologia ou com os exercícios específicos de respiração e concentração.

Com o corpo plenamente relaxado, a sensação de alívio é transferida gradativamente ao bebê, culminando na harmonia entre mãe e filho.

Facilita a oxigenação para mãe e bebê

Da mesma forma que é relevante para o ser humano adulto, o oxigênio também precisa chegar ao bebê enquanto ele está dentro da barriga da mamãe, pois ele é um dos principais elementos que vão garantir o bom desenvolvimento de toda sua estrutura física e imunológica ao longo de todo o período gestacional.

Com a ampliação da respiração promovida na prática regular do Yoga na gravidez, a oxigenação da mãe e do bebê é ampliada e otimizada, reduzindo as chances de complicações na realização do parto humanizado.

Reduz os níveis de ansiedade

Totalmente compreensível que a mulher entre num estado emocional de ansiedade durante esses nove meses característicos da gestação, afinal, não há como controlar de imediato a curiosidade para saber como é o rostinho da sua prole, se está tudo bem com ela, etc.

Nesse sentido, adotar o yoga como prática regular traz para a mulher mais serenidade, autocontrole e leveza, facilitando e dosando na medida os níveis de ansiedade que o momento desperta, ainda mais se ela prefere o parto humanizado.

Prepara a gestante para o parto

E tal preparo vai além do físico como também se expande para o condicionamento emocional e psicológico. Com a prática regular, a gestante fica mais preparada, tranquila e equilibrada até que o dia do parto humanizado chegue, já que toda a filosofia de vida proposta pelo Yoga gira em torno dos preceitos orientais de paz interior, conexão, autoconhecimento, autoconfiança e alinhamento com o mundo, referenciais que farão total diferença desde a condução da gestação até a hora em que o parto humanizado for realizado e necessitará de total tranquilidade por parte da mãe para que tudo ocorra bem, com segurança e sem nenhum tipo de alarde.

Alivia a prisão de ventre

A prática milenar também ajuda a reduzir os sintomas da prisão de ventre, mais um efeito colateral comum na gravidez. Com a execução dos exercícios e movimentos, a flora intestinal se acalma e a prisão de ventre torna-se mais contida e branda até que chegue o momento do parto humanizado.

Recuperação do pós-parto mais rápida

Escolher o parto humanizado é priorizar a naturalidade da vida, mas também significa abrir mão das potencialidades da medicina como parte do processo de recuperação no pós-parto. Portanto, a importância do Yoga se estende ao momento de repouso e resguardo, como é dito popularmente. E a mamãe que adota a prática milenar desde o começo da gestação sai na frente, pois quanto mais cedo ela absorve as premissas do Yoga, mais preparada ela estará, o que irá se refletir no processo de recuperação e facilitará toda a transição entre recuperação e retomada da rotina.

Gostaria de conhecer outros benefícios que o Yoga pode trazer para você, mamãe? Então venha nos visitar e bater um papo com nossos instrutores. A expertise do Estúdio Essência Yoga na filosofia de vida yogi, somada à utilização de técnicas voltadas para a construção dos mais altos níveis de alinhamento interno, psicológico e físico ajudarão você e o seu bebê a se preparar cada vez mais para esse marco tão especial na sua vida, trazendo a confiança que você precisa para não ter mais dúvidas de que o parto humanizado é um direito que assiste você, mulher, que deseja trazer o seu filho ou filha com o máximo de conexão com a natureza e a essência da vida.

Entre em contato e agende sua visita para nos conhecer ainda hoje. Juntos, nós vamos consolidar todos os ideais de energia, vínculo, simplicidade, harmonia, bem-estar, saúde e amor que somente a maternidade comporta com tanta competência e força.

Esperamos por você – e o seu bebê! #Namastê


Gostou da matéria?

Compartilhe com seus contatos!


Facebook do Essência Yoga Instagram do Essência Yoga LinkedIn do Essência Yoga Twitter do Essência Yoga


Essência Yoga | Yoga e Massoterapia © 2016 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites

Whatsapp