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Pilates e Yoga: Um trabalho em conjunto

Saúde e Qualidade de Vida

Se você anda flertando com o pilates e yoga e não sabe qual escolher, que tal acabar com essa dúvida e praticar os dois? Tanto um quanto o outro possuem vários benefícios para a musculatura e postura, aumentando a flexibilidade e trabalhando em conjunto com a mente. Descubra por que é uma ótima ideia casar as duas práticas para seu bem-estar.

Primeiro, é importante ressaltar que pilates e yoga são duas atividades bem distintas, apesar de muita gente achar tudo meio parecido. De fato, Joseph Pilates, ao criar o Pilates no início do século passado, usou os princípios não apenas do yoga, mas também da meditação e das artes marciais.

Alguns exercícios de solo do pilates se assemelham a certas posturas do yoga e, além disso, as duas práticas exigem concentração e um trabalho intenso de força e flexibilidade com a utilização do peso do próprio corpo.

Ainda assim, pilates e yoga possuem características diferentes e isso fica mais evidente no aspecto espiritual. Enquanto o yoga é tratado como uma filosofia de vida, o pilates vai direto ao lado fisiológico, como um método de condicionamento físico que busca fortalecer e proporcionar maior flexibilidade, alinhamento e controle postural. O ponto em comum está na consciência corporal trabalhada em ambos.

Pilates e Yoga: mulher em um aparelho praticando Pilates.

Unir as duas práticas potencializa os resultados de cada uma delas, proporcionando um progresso mais rápido em comparação aos que praticam apenas uma das modalidades. Combiná-las pode ajudar a trabalhar de forma global corpo e mente. Conheça como atua cada uma.

Yoga e a conexão mente e corpo

Para controlar a ansiedade e aprender a administrar melhor o estresse, o yoga é sempre visto como a melhor escolha. Seus movimentos lentos ajudam o praticante a liberar todas as tensões e aprender a gerenciar melhor suas emoções negativas.

Afinal, o yoga é, acima de tudo, uma técnica de relaxamento concebida para promover a ligação entre o físico, o psíquico e o espiritual através de diferentes posturas. A prática também trabalha a flexibilidade, a maior concentração e o autoconhecimento. Os ganhos físicos facilitam a obtenção de uma mente mais equilibrada.

Pilates e Yoga: grupo de alunos praticando Yoga.

São várias as suas vertentes:

  • Ashtanga Yoga;
  • Hatha Yoga;
  • Vinyasa Yoga;
  • Entre outras.

Elas variam pela velocidade e fluidez dos movimentos, a duração das posturas (asanas), a presença de meditação ou não e um trabalho sobre a resistência ou a força. Com tanta diversidade, a prática conquista todo tipo de público.

Pilates e a resistência do corpo

Já o pilates prioriza a resistência, usando técnicas de repetição em vez de cargas elevadas. Apesar do uso de alguns aparelhos, o corpo é o instrumento principal. Os benefícios do Pilates são muitos: da tonificação da musculatura, ao aumento da flexibilidade e melhora da coordenação motora.

Mais do que relaxamento, é a concentração que importa nessa disciplina, permitindo que os grupos musculares envolvidos funcionem. Além disso, as aulas de pilates usam e abusam do poder da respiração, o que torna a meditação e a prática do yoga mais eficaz, já que a melhora da respiração é imprescindível para os dois.

Como alivia dores musculares, principalmente coluna e lombar, além de auxiliar na prevenção da osteoporose, muita gente busca o pilates por recomendação médica, para reabilitação ou até treinamento físico.

Pilates e Yoga: mulher em um aparelho praticando Pilates.

O trabalho do core, a área do corpo que centraliza toda a energia e é solicitada em cada movimento, também impacta na melhora postural. Ao praticar os exercícios, aprende-se a controlar a intensidade dos movimentos, inclusive por meio de acessórios como bolas, alças e anéis.

Pilates e yoga: o casamento perfeito

Praticar pilates ajuda no yoga e vice-versa, seja pelo trabalho da respiração, dos grupos musculares e pelo bem-estar mental que proporcionam. É um fortalecimento de corpo e mente. E praticar todas essas atividades só pode trazer benefícios para a sua saúde física e emocional como um todo.

Outra das muitas vantagens é que são duas práticas quase sem contraindicações, podendo conquistar adeptos de todas as idades: dos adolescentes aos mais velhos, inclusive sendo indicado também para gestantes.

Assim, unir o trabalho de controle corporal do pilates com o de relaxamento do yoga pode trazer uma série de benefícios.

Nesta combinação você poderá encontrar a harmonia do seu corpo e aprender a melhor gerenciar suas emoções, sem deixar de lado o desenvolvimento da força física. Pilates e yoga: deu match pra você? Sua qualidade de vida agradece!


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