De Segunda a Sexta-feira: 09:00 às 21:00 e Sábado: 09:00 às 12:00
 
 
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO
 
Ícone de menu
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO

Pilates para mulheres

Saúde e Qualidade de Vida

Pilates é o tipo de atividade que pode ser praticada por todo mundo: homens, mulheres, jovens, idosos. Já falamos aqui no blog dos benefícios do pilates para a saúde. Mas hoje nosso olhar se volta para um público específico. Como o pilates para mulheres pode auxiliar na saúde delas?

A primeira boa notícia é que ele faz bem em todas as fases da vida, além de auxiliar no alívio de sintomas decorrentes daquela que é uma das maiores fontes de sofrimento: a variação hormonal.

Confira essas e outras vantagens e lembre-se que o Espaço Essência Yoga oferece aulas de pilates em Alphaville, acesse a nossa página e agende uma aula experimental.

Pilates para mulheres: instrutora praticando pilates no solo com uma bola.

Vantagens do pilates para mulheres

1. Ameniza sintomas da TPM

Mau humor, cansaço, insônia, dores abdominais, irritabilidade excessiva e até enjoo são alguns dos sintomas da conhecida TPM. Se você sofre quando está próximo daqueles dias, saiba que o pilates pode ser um grande aliado.

A prática de exercícios, independente de quais sejam, ajuda a liberar hormônios como a endorfina, responsável pela sensação de prazer e bem-estar, que age como um analgésico natural, diminuindo a ansiedade e melhorando o humor. Ela também influencia no aumento do fluxo sanguíneo, acelerando o metabolismo e diminuindo o inchaço comum nesse período.

Para além das vantagens de qualquer atividade física, o pilates em específico ainda ajuda a aliviar as cólicas menstruais, porque os exercícios fortalecem o abdômen e a região pélvica, melhorando o funcionamento dos órgãos, como a bexiga, as trompas, útero e intestinos.

Atenção apenas para diminuir a intensidade dos exercícios quando estiver no período menstrual e também controlar ainda mais a respiração para conseguir diminuir as tensões que potencializam as dores características dessa fase.

É todo um trabalho de consciência corporal que ajuda a atenuar não apenas os efeitos físicos do período, mas o lado emocional; como a tensão, o nervosismo, a ansiedade, a tristeza e a fadiga. Taí uma alternativa mais natural para ter um próximo ciclo mais agradável, o que acha?

Pilates para mulheres: criando a consciência corporal e melhorando a postura.

2. Reduz os efeitos da menopausa

A menopausa é o futuro ou o presente de todas as mulheres e uma coisa é certa: ninguém espera muito ansiosa por ela. Motivos não faltam, afinal, a queda da produção dos hormônios femininos neste período provoca os famosos calorões repentinos, que podem vir acompanhados de transpiração, redução da memória e da atenção, além de ansiedade, irritabilidade, cansaço e fragilidade dos ossos.

Ok, não é exatamente um paraíso, mas também não precisa ser um filme de terror. E o que o pilates tem a ver com isso? A prática ameniza e até retarda os sintomas que mencionamos, pois os exercícios agem na força muscular, melhorando a disposição e o humor, além de trabalhar o equilíbrio e a flexibilidade.

Pilates reduz os efeitos da menopausa: mulher fortalecendo a musculatura com elásticos.

3. Diminui as chances de aparecimento da osteoporose

A perda de massa óssea é inevitável ao longo do processo de envelhecimento e, com os ossos mais fracos e menos densos, o risco de fraturas aumenta. Isso pode ser corrigido com a suplementação de cálcio e, se não for tratado, pode evoluir para a osteoporose.

Quem tem mais propensão de desenvolver a doença são justamente as mulheres, pois além de terem ossos mais finos e leves, eles ainda acabam sofrendo uma queda drástica da densidade óssea com a menopausa.

A prática do pilates se mostra muito eficiente tanto na prevenção, quanto no tratamento desses casos, porque melhora a conscientização corporal, a coordenação motora, o equilíbrio e aumenta a força muscular.

4. Auxilia no tratamento e prevenção da incontinência urinária

A incontinência urinária, apesar de poder ser um problema para homens e mulheres, acaba afetando mais as mulheres, principalmente na terceira idade. Como um dos pilares do pilates é a tonificação de diversos músculos, aqueles responsáveis por segurar o xixi também entram nesse trabalho.

Trocando em miúdos, estamos falando do assoalho pélvico, que tem importante função de sustentação e integração com os órgãos internos. Por meio dele passam os canais da uretra, vagina e reto. Quando contraimos a musculatura, esses canais são estreitados, auxiliando na continência urinária e fecal.

É por isso que quando essa musculatura está enfraquecida, ficamos sujeitas à incontinência. Entre as razões que levam ao enfraquecimento da região, temos o excesso de sobrecarga e falta de fortalecimento, envelhecimento natural e alterações hormonais, como a menopausa, no caso das mulheres.

Importante dizer também que, para a mulher, o trabalho do assoalho pélvico significa também fortalecimento do períneo, o que ajuda na sensibilidade e na autoestima sexual. Sim, a prática do pilates ainda pode ser muito boa para esse quesito, sabia?

5. Traz benefícios para gestantes

Até mesmo na gravidez o pilates traz muitas coisas boas. O fortalecimento do assoalho pélvico, que ajuda na prevenção da incontinência urinária, também será de extrema importância na hora do parto, pois melhora a capacidade de estirar e relaxar.

Não apenas essa região, mas todo o trabalho global de fortalecimento muscular auxilia na hora de carregar a barriga pesada com o bebê, prevenindo inclusive uma lombalgia (aquela dor na lombar inferior, próxima ao bumbum, sabe?) durante a gestação.

Além disso, o pilates para gestantes possibilita o controle da respiração, facilitando a oxigenação do bebê e trazendo um relaxamento mental para a mamãe, que se conecta melhor com seu corpo e ganha muito em autoestima.

Pilates para gestantes: mulher grávida praticando pilates.

Benefícios em todos os aspectos do pilates para mulheres

Todos os benefícios que mencionamos permitem um ganho global para o corpo e o bem-estar da mulher: além do fortalecimento de toda a musculatura, há uma melhora do condicionamento físico, com mais força, agilidade, equilíbrio e resistência.

Tudo isso vai muito além do benefício estético, pois proporciona um corpo muito mais forte, com ossos e articulações protegidos. Além disso, exercício físico é fonte de bem-estar e equilíbrio para a mente e o corpo. Quem agradece também é a autoestima.

Não custa nada lembrar que, para desfrutar de todos esse benefícios do pilates para mulheres, é preciso realizar a prática com regularidade, ao menos duas vezes por semana, com um profissional qualificado.

De nada adianta uma aula na TPM e outra na menopausa, combinado? Agende uma aula experimental aqui com a gente e conheça de perto todos os benefícios.


Gostou da matéria?

Compartilhe com seus contatos!


Facebook do Essência Yoga Instagram do Essência Yoga LinkedIn do Essência Yoga Twitter do Essência Yoga


Essência Yoga | Yoga e Massoterapia © 2016 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites

Whatsapp