De Segunda a Sexta-feira: 07:00 às 21:30 e Sábado: 09:00 às 13:00
 
 
HOME
ESPAÇO ESSÊNCIA
YOGA
PILATES
MASSAGENS
TERAPIAS INTEGRATIVAS
BLOG
FALE CONOSCO
 
Ícone de menu
HOME
ESPAÇO ESSÊNCIA
YOGA
PILATES
MASSAGENS
TERAPIAS INTEGRATIVAS
BLOG
FALE CONOSCO

Pilates: uma turbinada em sua imunidade

O sistema imune trata-se de mecanismos de defesa do nosso corpo contra agentes estranhos. Manter uma boa imunidade é de extrema importância e para garantir isso é preciso investir em hábitos de vida saudáveis.

Além de uma boa alimentação, ingestão adequada de água e uma boa qualidade de sono, manter uma rotina de atividade física diária é um componente crítico de um estilo de vida saudável.

Estudos já comprovaram que, o exercício de intensidade moderada regulam a inflamação no trato respiratório. Com exercícios diários, essas mudanças se operam por meio de um efeito de soma para aumentar a atividade de defesa imunológica, melhorar a regulação imunológica e melhorar a saúde metabólica.

Já foi comprovado também que o exercício a longo prazo (por um período de maior que 6 meses) previne a disfunção imunológica melhorando processos inflamatórios.

Pilates: uma turbinada em sua imunidade: mulher de costas sobre uma bola.

Pensando nisso, o Pilates é uma técnica famosa por promover a melhora da postura, da mobilidade, da força e alongamento, mas será que além disso podemos adicionar à lista de benefícios a melhora da imunidade? A resposta é sim! Além de trabalhar em seu sistema musculoesquelético, os exercícios de Pilates também ajudam a lidar com o estresse e ajudam a tornar seus sistemas linfático e respiratório mais eficientes, melhorando assim sua imunidade.

Seus sistemas linfático e respiratório são cruciais para o sistema imunológico. O sistema imunológico é um conjunto de várias células que viajam pela corrente sanguínea. Essas células entram e saem de tecidos e órgãos, defendendo o corpo contra corpos estranhos (antígenos), como bactérias, vírus e células cancerígenas. Quando estamos estressados, a capacidade do sistema imunológico de lutar contra os antígenos é reduzida. É por isso que somos mais suscetíveis a infecções e potencialmente ao câncer.

Nosso sistema linfático é basicamente o sistema de eliminação de resíduos do nosso corpo. Durante os processos metabólicos normais, as células produzem produtos residuais, que precisam ser removidos para que as mesmas possam permanecer saudáveis ​​e os nutrientes possam chegar com maior eficiência ao seus destinos.

Embora o sistema linfático tenha muitos vasos (assim como o sistema sanguíneo), ele não possui uma bomba forte para manter o líquido em movimento. Em vez disso, a linfa (líquido presente no sistema linfático) é movida pela respiração, caminhada, atividade intestinal e ação muscular. Os movimentos rítmicos de uma sessão de Pilates estimulam o fluxo sanguíneo e o fluxo linfático.

Durante a aula de Pilates, conforme seus músculos se contraem e relaxam, os vasos linfáticos são comprimidos e a linfa é empurrada e filtrada através dos nódulos linfáticos em seu caminho de volta para as veias e o coração.

Pilates: uma turbinada em sua imunidade: imagem de uma lota de porcelana branca.

A respiração do Pilates é outro fator chave para uma boa saúde. Uma das primeiras coisas que você aprende em uma aula de Pilates é como respirar melhor, já que a maioria de nós respira muito superficialmente. Joseph Pilates (o idealizador do método “Pilates”) escreveu que o tipo de respiração presente no Pilates "fornece à corrente sanguínea a vida vitalmente necessária, fornecendo oxigênio e estimula todos os músculos a uma atividade maior. Portanto, acima de tudo, aprenda a respirar corretamente”.

A ligação entre o estresse prolongado crônico, o impacto no sistema imune e o desenvolvimento de doenças já é bem conhecida. Por isso, os praticantes de Pilates regulares já estão familiarizados com seu impacto e benéfico na saúde mental.

Por promover o movimento do corpo de forma criativa e associando a respiração consciente, a técnica do Pilates tem efeitos positivos na redução do estresse e na melhora da capacidade pulmonar, afetando positivamente a imunidade.

Então, se você está à procura de uma maneira de melhorar sua imunidade, invista em hábitos saudáveis e inclua a atividade física regular na sua rotina. O Pilates é uma ótima opção de atividade física que pode ser parte do seu cotidiano, a curto e longo prazo os benefícios são perceptíveis na sua saúde física e mental.

A técnica do Pilates é um ótimo caminho para um sistema imune forte!!!

Saiba também que você pode turbinar seu sistema auto imune, associando sua prática de Pilates com óleos essenciais para imunidade.

A natureza nos fornece todas as ferramentas necessárias para cuidarmos de nossa saúde, e você pode se utilizar destes benefícios através dos óleos essenciais que são as propriedades da planta concentradas em pequenos frascos.

Damos aqui algumas dicas de óleos essenciais para aumentar a imunidade:

Visite o nosso Blog e conheça outras matérias que podem te ajudar nos cuidados com sua saúde.


Gostou da matéria?

Compartilhe com seus contatos!


Facebook do Essência Yoga Instagram do Essência Yoga LinkedIn do Essência Yoga Twitter do Essência Yoga


Essência Yoga | Yoga e Massoterapia © 2016 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites

Whatsapp