De Segunda a Sexta-feira: 07:00 às 21:30 e Sábado: 09:00 às 13:00
 
 
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO
 
Ícone de menu
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO

Princípios do Pilates: precisão e controle no Pilates

Alinhamento e equilíbrio

Dando sequência em nossa série sobre os princípios do Pilates, temos a Contrologia, termo anteriormente utilizado para a prática do Pilates, que nos ensina a usar os princípios das forças que atuam em nossos corpos, alcançando assim o controle consciente de todos os movimentos musculares. Para entender melhor, podemos conhecer os princípios da precisão e controle no Pilates.

Em busca desse perfeito ballet de nossos movimentos, precisão e controle no Pilates aparecem como os princípios que darão vida ao alinhamento e ao equilíbrio ideais para que a nossa prática seja leve, livre e benéfica.

Relembrando os seis princípios

O método de Pilates foi desenvolvido com base em princípios que conectam anatomia, fisiologia e cinesiologia.

São eles:

Precisão e controle no Pilates - mulher praticando pilates.

Aplicando todos os princípios à prática do Pilates, contemplamos movimentos livres, leves e soltos. Vamos aprofundar um pouco mais a aplicação da precisão e controle no Pilates?

Pilates é naturalidade

Pilates dizia que “a Contrologia desenvolve o corpo uniformemente, corrigindo a postura, estimulando a vitalidade, revigorando a mente e elevando o espírito”.

A rotina diária acompanhada da falta de tempo, estresse e imposições nos faz adquirir certos hábitos posturais e de movimento muito prejudiciais ao nosso equilíbrio.

O ideal é que nosso corpo seja obediente e não cheio de reflexos, que nossos movimentos sejam naturais e não robóticos.

Nosso cérebro segue comandos, os comandos mais comuns tornam-se naturais. Precisão e controle no Pilates ajudam a programar o cérebro de forma que nossos movimentos tenham cada vez menos vícios e fiquem cada vez mais plenos.

Precisão no Pilates

Sempre em busca de movimentos alinhados, a prática de Pilates tem como um de seus princípios a precisão. Cada exercício tem sua estrutura e execução definidas previamente, assim a precisão nos auxilia a realizar fielmente movimentos de qualidade.

Precisão e controle no Pilates: mulher em uma posição de yoga com o sol ao fundo.

Os princípios do Pilates se interligam e se conectam a cada momento da prática. A precisão se alinha à concentração, permitindo a execução ideal dos exercícios.

É um hábito a ser criado. No começo pode parecer difícil e exigente, depois de algum tempo encontramos a fluidez, outro princípio do Pilates, e tudo fica como uma engrenagem que trabalha perfeitamente.

Combinando a intenção do praticante com um profissional preparado para ensinar, orientar e corrigir de acordo com as instruções originais, será perfeitamente possível alcançar uma prática que garanta excelente alinhamento postural e se estenda ao dia a dia do praticante.

Controle no Pilates

O que nos vem à cabeça quando pensamos em “controle”? Podemos definir como domínio, poder. Em se tratando da nossa prática de Pilates, falamos de autocontrole, domínio da nossa própria vontade.

O controle no Pilates nos ajuda a manter tudo como deve ser: balanceado, alinhado, natural.

Como cada exercício tem sua estrutura e execução definidas, nosso cuidado deve estar em não “compensar”. Os movimentos devem ser equilibrados, fazendo trabalhar cada músculo envolvido na execução, sem sobrecarregar um ou outro.

Aplicando o princípio do controle no Pilates, estamos trazendo à nossa prática a coordenação motora, ou ainda mais, a integração motora, na qual cada músculo envolvido no exercício faz a sua parte - nem mais, nem menos.

Dessa forma seremos capazes de alcançar movimentos “limpos”, sem contrações musculares inadequadas.

Vamos praticar!

Hoje vimos os conceitos de precisão e controle no Pilates. O entendimento dos princípios é o primeiro passo para a compreensão de como praticar Pilates. Muitas vezes, a teoria pode dar a impressão de que é impossível atingir os objetivos da prática, mas isso não é verdade! As teorias vão se mostrando durante a prática. Sabendo quais são os princípios e como funcionam, você irá perceber como estão presentes em todos os momentos.

E quanto mais praticar, mais natural ficará. Chega uma hora que pensamos “Uau! Tenho concentração, controle, precisão! Estou respirando, respeitando meu centro de força e meus movimentos estão fluindo!”.

Pilates é leveza, saúde física e mental, qualidade de vida. Tantos benefícios vêm praticando um método tão agradável e equilibrado.

Se você tem interesse em saber mais, leia também nossos artigos sobre os benefícios do Pilates, os princípios da concentração e da fluidez, as práticas conjuntas de Pilates e Yoga e fique ligado para acompanhar o que vem por aí.

Nós queremos fazer parte das suas melhoras e descobertas. Agende sua aula no Espaço Essência Yoga e venha praticar!


Gostou da matéria?

Compartilhe com seus contatos!


Facebook do Essência Yoga Instagram do Essência Yoga LinkedIn do Essência Yoga Twitter do Essência Yoga


Essência Yoga | Yoga e Massoterapia © 2016 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites

Whatsapp