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Princípios do Pilates: concentração

Perfeito equilíbrio

O Método Pilates é baseado em 6 princípios que atuam de forma combinada, com o objetivo de atingir o perfeito equilíbrio entre corpo, mente e espírito. A concentração no Pilates é um princípio fundamental, uma vez que o foco pleno nos exercícios aumenta a percepção corporal e, consequentemente, a eficácia da prática.

Hoje você vai entender a importância da concentração nas aulas de Pilates e as vantagens de se aplicar essa técnica para melhorar a sua qualidade de vida. Confira:

Os princípios do Pilates

O Método Pilates foi desenvolvido pelo enfermeiro alemão Joseph Pilates com base em 6 princípios de controle do corpo, então chamados de Contrologia. São eles:

  • Concentração;
  • Controle;
  • Precisão;
  • centro de força (core);
  • Respiração;
  • Fluidez de movimento.
Princípios do Pilates: concentração: grupo praticando pilates.

Como adiantamos, a concentração é o princípio mais importante. Isso porque sem a atenção correta aos movimentos executados durante os exercícios, eles são praticados de maneira inapropriada e perdem todos os seus benefícios. O criador do método alertou quanto a isso:

“Concentre-se nos movimentos certos cada vez que você faz um exercício. Caso contrário, você os executará de forma inadequada e eles perderão seu valor”.

Assim, compreender como funciona a concentração no Pilates é essencial para o aproveitamento de todos os outros princípios do método.

A concentração no Pilates

O princípio da concentração diz respeito ao foco total no posicionamento e na movimentação de cada parte do corpo, não se deixando distrair por interferências internas ou externas.

É a concentração que assegura o desenvolvimento do controle corporal, permitindo que exercícios sejam realizados da melhor maneira.

Dessa forma, a cada movimento deve-se manter ao máximo a mente focada em cada gesto, cada sensação e nos músculos que estão trabalhando.

Essa técnica ajuda a melhorar a respiração, além de garantir maior aprendizado motor e ativar o power house (o centro de força), preparando o corpo para novos desafios em termos de movimentação.

Embora não seja uma tarefa simples no início, com o tempo é possível alcançar o pleno domínio da concentração. Praticar o Pilates com a devida atenção faz com que os exercícios sejam armazenados no subconsciente e aperfeiçoados gradualmente, resultando em uma melhor destreza corporal e em movimentos mais seguros.

Princípios do Pilates: concentração: grupo praticando exercícios de pilates.

Segundo Joseph Pilates: “É estar presente, concentrado e não distraído. É a mente que esculpe o corpo. Sempre mantenha sua mente concentrada no objetivo do exercício que está executando. Não interessa o que você faz e sim como você faz”.

Imagens mentais

Uma técnica muito eficaz empregada no Pilates para o auxílio no processo de concentração e aprendizado do sistema anatômico é a utilização de imagens mentais.

Através de orientações de movimento como “pense em um anzol puxando o ventre para cima” ou “alongue o corpo como se encostasse a cabeça no teto”, é possível focar a atenção de maneira mais proveitosa nos exercícios, proporcionando maior consciência corporal e diminuindo os riscos de acidentes e lesões.

Concentração: do Pilates para a vida

Segundo a psicologia, a concentração é uma intensa atividade mental dirigida a uma ocupação específica. Ela desperta a atividade mental e afeta positivamente a criatividade, a inteligência e a memória.

Viver no presente, dirigindo a atenção para o momento atual, sem se deixar levar por distrações desnecessárias, é ainda uma poderosa prática capaz, até mesmo, de aliviar a ansiedade e o estresse.

Aprender a manter a mente tranquila ajuda a não perder o foco das demandas diárias, sejam elas no trabalho ou nos afazeres pessoais.

Embora nos dias de hoje a habilidade de ser multitarefa seja bastante valorizada, o foco em cada atividade, por vezes, faz com que a nossa energia e tempo sejam empregados de maneira mais eficiente. Com isso, passamos a ter maior controle sobre as nossas tarefas e sobre as nossas vidas.

Pratique Pilates!

Se você gostou deste artigo e se interessou em saber mais sobre a concentração no Pilates, pode aproveitar para conhecer todos os benefícios do Pilates, entender como o Pilates beneficia a saúde das mulheres e ainda descobrir como o Pilates e Yoga trabalham em conjunto, duas atividades praticamente sem contraindicações.

O emprego regular da concentração no Pilates desenvolve não apenas a resistência do corpo, como também melhora a saúde mental e proporciona mais qualidade para a sua vida. Não perca tempo e agende uma aula no Estúdio Essência Yoga!


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