De Segunda a Sexta-feira: 07:00 às 21:30 e Sábado: 09:00 às 13:00
 
 
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO
 
Ícone de menu
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO

Princípios do Pilates: fluidez

Destreza no movimento

A coordenação perfeita entre mente, corpo e espírito é o objetivo do método desenvolvido por Joseph Pilates. Dentre os seis princípios de controle corporal que regem a prática, a fluidez no Pilates é o que garante a leveza e a harmonia dos movimentos, que devem ser praticados com destreza, seguindo o ritmo respiratório.

É assim que o criador da prática definiu o princípio de fluidez no Pilates, na época chamado de Contrologia:

“Um movimento fluído a partir do centro de força para fora. Qualquer movimento tem que ser realizado da forma mais harmônica possível. Os movimentos devem ser contínuos e ritmados, não muito rápidos e nem muito lentos, mas com controle e suavidade”.

Entenda como funciona a fluidez no Pilates e como é possível levar essa ideia para a sua vida.

Controle e naturalidade

Sabemos que o Pilates foi criado com base em 6 princípios:

  • concentração;
  • controle;
  • precisão;
  • centro de força (core);
  • respiração;
  • e fluidez.

A fluidez diz respeito à qualidade do movimento.

Ele deve ser executado gradualmente, de maneira controlada, sem pausas bruscas, como faz um corpo de ballet durante um número de dança.

Princípios do Pilates: fluidez: mulher deitada recebendo massagem.

Pilates e Miller exemplificaram o princípio da fluidez a partir da imagem de um gato se espreguiçando:

“Preste atenção em um gato abrindo preguiçosamente os olhos, olhando lentamente ao seu redor e gradualmente se preparando para levantar depois de um cochilo. Primeiro, ele pouco a pouco levanta seus membros posteriores e depois volta a abaixá-los, ao mesmo tempo em que se espreguiça no chão aproveitando para alongar suas patas anteriores, com suas garras e pernas estendidas. Observe atentamente como todos os músculos das costas ficam ondulados quando ele se estica e relaxa”.

A fluidez no Pilates

Como vimos, o princípio da fluidez orienta que os exercícios sejam realizados de maneira contínua e com base no controle corporal.

Os movimentos devem ser suaves e constantes, contribuindo para a manutenção saudável do organismo.

Isso porque movimentos bruscos e de forte impacto prejudicam a conservação do corpo, levando a um desgaste precoce dos tecidos e a um maior desperdício de energia.

O resultado será o aumento da flexibilidade dos músculos, uma postura naturalmente mais graciosa e maior sensação de relaxamento, uma vez que a tensões e contrações excessivas são evitadas.

Princípios do Pilates: fluidez: mulher em uma sessão de massoterapia.

Transição entre exercícios

A transição entre os exercícios é um fator fundamental para a prática eficaz da fluidez. Uma boa aula de Pilates, se preocupa com a ligação entre cada movimento, inserindo uma continuidade entre eles, para que mantenham um ritmo harmônico.

Essa continuidade, porém, não será alcançada nas primeiras aulas.

Somente à medida que se ganha maior familiaridade com os exercícios é que se ganhará consciência a respeito do ritmo adequado para a prática, que pode variar de acordo com a velocidade ou a intensidade do movimento.

É quando o corpo começa a seguir, espontaneamente, um caminho natural que a fluidez é alcançada.

O princípio da fluidez na vida

Não se alcança a fluidez no Pilates sem o auxílio dos outros princípios do Método, especialmente a respiração adequada e a concentração.

O conjunto dos exercícios leva a um maior controle do corpo e relaxamento da mente. Com isso, nos sentimos mais preparados para lidar com o nervosismo, a ansiedade e o estresse. Além disso, o autoconhecimento e o autocontrole proporcionados pela atividade irão beneficiar diretamente nossa maneira de enxergar o mundo, aprendendo a agir com maior leveza e jogo de cintura nas mais variadas situações da vida.

Por definição, fluidez significa aquilo que corre facilmente e de maneira espontânea, seguindo o ritmo da vida.

No cotidiano, podemos usufruir dessa ideia como uma forma de viver de maneira mais leve, deixando que as coisas sigam o seu percurso natural.

Venha praticar Pilates!

Se você tem interesse em saber mais sobre Pilates, pode ler em nosso blog sobre os benefícios do Pilates, que inclusive é recomendada também para gestantes, e ainda saber quais são os aparelhos utilizados durante os exercícios e suas funções.

Dessa forma, poderá usufruir muito melhor não apenas da fluidez no Pilates, mas também de todos os outros princípios, levando para a sua vida todos os benefícios para o corpo e para a saúde mental proporcionados pela atividade.


Gostou da matéria?

Compartilhe com seus contatos!


Facebook do Essência Yoga Instagram do Essência Yoga LinkedIn do Essência Yoga Twitter do Essência Yoga


Essência Yoga | Yoga e Massoterapia © 2016 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Linking Sites

Whatsapp