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Yoga - Um caminho para um corpo saudável e sem dores

Saúde e Qualidade de Vida

Se você já pratica yoga, o que te levou a incluí-lo na sua vida? Se ainda não faz e tem vontade de começar, o que te motiva? Muita gente fala sobre a filosofia de vida, a técnica de relaxamento, a necessidade de controlar a ansiedade e o estresse do dia a dia.

De fato, o yoga apresenta muitos benefícios para a mente. Na verdade, não apenas, pois a busca maior é pela união e equilíbrio do corpo e da mente, o que se consegue através da conscientização corporal que a prática possibilita, já que uma aula envolve, além da prática física, a respiração, o relaxamento e a meditação.

É importante ressaltar que as aulas de yoga não são apenas para você ficar mais zen (o que já seria um grande ganho, deve-se dizer!). Estudos comprovam que a prática regular do exercício pode trazer uma série de benefícios para a saúde e é sobre eles que falaremos aqui.

Força muscular, alongamento e equilíbrio

As posições do yoga, chamadas asanas, estimulam a força, o equilíbrio e a flexibilidade, pois ativam músculos profundos dos quais nem nos lembramos no dia a dia.

Yoga - Um caminho para um corpo saudável e sem dores: grupo de alunos praticando yoga.

O asana Sarvangasana, ou posição da vela, por exemplo, ajuda a reduzir dores e inchaços nas pernas e nos pés, além de melhorar o fluxo cerebral, o funcionamento do sistema digestivo, hormonal e endócrino.

Já o asana Kakasana, ou postura do corvo, auxilia no fortalecimento muscular de membros superiores e inferiores, além da região pélvica e as articulações de joelhos e cotovelos. Ele também trabalha o alongamento, principalmente da coluna, e tonifica os órgãos abdominais, não apenas os músculos.

O yoga também ajuda a preparar o corpo na gravidez, pois todas as suas posturas fortalecem membros superiores e inferiores, lombar, ombros e coluna, que devem estar firmes para suportar a barriga e o peso daquela vida que começa a se desenvolver ali.

Melhora da capacidade pulmonar

Alguns minutos da aula de yoga são dedicados exclusivamente à respiração para levar mais oxigênio ao sangue, controlar nossa energia vital e fazer uma ponte com a mente e as emoções.

Assim, na medida em que passa a respirar consciente e profundamente, o praticante aprende a utilizar toda sua capacidade pulmonar.

Fortalecimento da coluna

As posturas e as técnicas respiratórias do yoga contribuem para o fortalecimento de toda a musculatura do assoalho pélvico, abdominal, intercostal e peitoral. Resultado? Um alinhamento corporal muito equilibrado, que permite aliviar e, em alguns casos, acabar com as dores e até prevenir problemas mais graves como hérnias de disco, escoliose, fibromialgia, musculatura contraída e lordose.

Yoga - Um caminho para um corpo saudável e sem dores: mulher pulando na praia com sol se pondo.

Além disso, as posturas exigem permanência significativa em certas posições, trabalham com torções e posturas alinhadas que auxiliam na lubrificação das cartilagens e articulações, protegendo o corpo de lesões.

A busca por um corpo saudável e mente equilibrada passa pela escolha certa da prática física, aliada aos cuidados com alimentação e uma filosofia de vida mais leve e positiva. O yoga é excelente para isso, mas você já pensou em combiná-lo com outra atividade? Yoga e pilates são práticas complementares e uma boa opção para seu bem-estar.


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